! Phelps estreia e EUA levam o ouro no revezamento; Brasil fica em 5º - 07/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Phelps estreia e EUA levam o ouro no revezamento; Brasil fica em 5º

Guilherme Costa e Karla Torralba

Do UOL, no Rio de Janeiro

A lenda das piscinas chegou ao Rio de Janeiro e conquistou sua primeira medalha de ouro, a 19ª em Jogos Olímpicos. Confirmado poucas horas antes da final do 4x100m, Michael Phelps foi o segundo a cair na água e ajudou a garantir a vitória dos Estados Unidos, com o tempo de 3m09s92. A prata ficou com a França (3m10s53), enquanto a Austrália (3m11s37) levou o bronze.

Com o quarteto formado por Marcelo Chierighini, Nicolas Oliveira, Gabriel Santos e João de Lucca, o revezamento brasileiro chegou a virar os primeiros 50m na liderança, mas foi perdendo força no decorrer da prova. O time da casa encerrou na quinta colocação, com o tempo de 3m13s21.

“Não pegamos a medalha, mas fizemos o melhor. A torcida parecia de futebol, mas depois consegui relaxar”, afirmou Marcelo Chierighini, primeiro brasileiro a cair na água. “Fiquei feliz de ter virado bem (nos 50m), mas na hora não dá para ver que foi em primeiro”.

REUTERS/Dominic Ebenbichler
imagem: REUTERS/Dominic Ebenbichler

Apesar de ter 18 medalhas de ouro conquistadas na carreira, Michael Phelps não diminuiu a comemoração durante a prova. Enquanto Adrian Nathan estava na água para fechar o revezamento, o multicampeão se agachava à beira da piscina e gritava para incentivar seu colega de time. Além dos dois, Caeleb Dressel e Ryan Held completaram o time norte-americano.

"Quando mergulhei na água parecia que meu coração iria explodir, queríamos muito essa vitória. Os dois jovens (Ryan Held e Caeleb Dressell) começaram a chorar (no pódio) e chorei com eles. É bom sentir isto em volta do meu pescoço", disse Phelps.

Nathan Adrian, que fechou o revezamento, não economizou nos elogios a Phelps. “Eu me lembro de falar que Phelps estabeleceu um precedente.  Todas as vezes nas quais íamos para a piscina, esperávamos conquistar a medalha de ouro. Isto foi o que ele fez para o movimento olímpico. Não poderíamos estar mais orgulhosos por chegar a estar conquista. Todo jovem velocista norte-americano sonha com isso, ganhar o ouro no revezamento 4x100m livre”, comentou o nadador.

Uma das candidatas à medalha no revezamento, a equipe da Rússia foi alvo da torcida logo na entrada do ginásio. Enquanto era anunciado, o time recebia uma forte vaia vindo das arquibancadas. Eles terminaram na quarta colocação, com o tempo de 3m11s64, apenas 0s27 atrás da Austrália.

Topo