Hóquei na Grama

Rei da Bélgica vira 'torcedor VIP' durante goleada sobre Brasil no hóquei

@FIH_Hockey/Twitter
Rei Philippe foi ao gramado após a partida para cumprimentar jogadores da Bélgica imagem: @FIH_Hockey/Twitter

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Rei Philippe da Bélgica assistiu das arquibancadas da arena temporária montada em Deodoro à acachapante vitória da seleção de seu país sobre o Brasil por 12 a 0, pela segunda rodada do torneio olímpico de hóquei na grama masculino. O jogo também foi acompanhado in loco por Jacques Rogge, ex-presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), que também é belga.

Philippe Léopold Louis Marie assumiu o trono belga há pouco tempo, em julho de 2013, trajava um terno claro de listras azuis, que formavam quadrados, um lenço no bolso e camisa azul clara. E manteve-se discreto na primeira fileira da arquibancada atrás do banco de reservas do Brasil.

Dali, ouviu diversos impropérios da torcida brasileira em direção à arbitragem, toda vez que uma marcação contrária ao time da casa era assinalada, e também xingamentos aos jogadores belgas. Sua presença pouco chamou a atenção do público, porque ele não era rodeado por muitos agentes de segurança.

A comitiva belga ganhou reforço em meados do segundo dos quatro tempos de partida, quando Jacques Rogge chegou à arena. Sentou-se ao lado do Rei Philippe. Foi Rogge quem anunciou, em setembro de 2009, o Rio de Janeiro como sede desta edição dos Jogos Olímpicos.

Aos 74 anos, Rogge apresentou um olhar fundo e movimentos lentos, não foi visto conversando nem sequer com o rei ao seu lado.

Hóquei é um dos esportes preferidos do Rei Philippe. É visto com frequência regular em partidas festivas e até profissionais na Bélgica, acompanhado de um dos seus quatro filhos do casamento com Mathilde d'Udekem d'Acoz.

Ao final da partida, foi ao gramado cumprimentar os jogadores belgas pelo triunfo por 12 a 0. E ainda posou para fotos. Já Rogge decidiu ir embora sem passar pelo gramado.

A goleada fez com que o Brasil permaneça na última colocação do Grupo A, ainda sem conseguir pontuar. Além disso, segue a busca pelo primeiro gol olímpico – na estreia, foi derrotada pela Espanha por 7 a 0.

O próximo duelo do Brasil será contra o Reino Unido, na terça-feira (9), às 19h30, horário de Brasília. A Bélgica enfrentará a Austrália, às 20h30 do mesmo dia.

Topo