Relatos das provas

Queridinha dos EUA, rainha da ginástica encanta em estreia olímpica

REUTERS/Mike Blake
Simone Biles, dos Estados Unidos, em ação no solo, na ginástica artística imagem: REUTERS/Mike Blake

Fábio Aleixo e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Simone Biles, de 19 anos, já tem dez medalhas de ouro em Mundiais, é a queridinha dos Estados Unidos e maior estrela da ginástica artística na atualidade. E neste domingo (07), ela viveu uma experiência única em sua carreira mesmo depois de tantos grandes feitos. No Rio de Janeiro, fez a sua estreia em Jogos Olímpicos com uma atuação de gala e conquistou a liderança geral em três de quatro aparelhos e uma ovação que apenas as brasileiras haviam recebido até então.

Em 2012, Simone não pôde participar dos Jogos de Londres pois ainda não tinha completado 16 anos - idade mínima exigida pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). Mas o favoritismo que traz ao Rio em seu debute olímpico não é à toa. Prova disso é o último Mundial, em 2015. Na ocasião, ganhou quatro ouros. E a história tem boas chances de se repetir em solo brasileiro.

Em sua primeira apresentação, no solo, cravou todos os movimentos e encantou com a graciosidade. Recebeu nota 15,733, a maior de todo o domingo. No salto, foi ainda melhor: foi a única a passar da casa dos 16 pontos ao cravar 16,050.

Nas paralelas assimétricas, seu aparelho mais fraco, não conseguiu ficar entre as oito melhores que avançam à final. Mas deu nova mostra de sua superioridade no solo ao marcar 15,633.

Tudo isso resultou à americana uma nota 62,633 no individual geral e a melhor performance do domingo.

"Foi uma jornada incrível e empolgante até chegar aqui. Imaginar que estou na Olimpíada, classificada, e deixando todos orgulhos é fantástico. Não poderia ter pedido nada melhor", afirmou a ginasta em uma concorrida entrevista.

 

Topo