Vôlei de praia

Lenda do vôlei de praia estreia vencendo em noite com "Fora, Temer"

AP/Petr David Josek
Walsh e Ross comemoram ponto conquistado contra a dupla australiana, na estreia do vôlei de praia imagem: AP/Petr David Josek

Gustavo Franceschini

Do UOL, no Rio de Janeiro

Tricampeã dos Jogos, Kerri Walsh nunca perdeu nenhum jogo em Olimpíadas. Não seria neste sábado, sua estreia na Rio-2016, que ela cairia pela primeira vez. Ao lado da parceira April Ross, a lenda americana do vôlei de praia venceu as australianas Del Solar e Laird por 2 sets a 0 (21-14 21-13) em uma noite marcada pelos constantes gritos de “Fora, Temer” nas arquibancadas da arena de Copacabana.

Os protestos contra o presidente interino Michel Temer foram individuais, mas constantes a partir do terceiro jogo da sessão noturna. Quando cerca de metade do público total já havia abandonado o local, homens e mulheres aproveitaram momentos de silêncio para gritar as palavras de ordem.

Ao contrário do que aconteceu em outras instalações olímpicas, não houve reprimenda a quem protestou. Mais cedo, no Mineirão, um grupo de 12 pessoas foi expulso do jogo entre Estados Unidos e França, pelo torneio de futebol feminino, por estar com camisetas que formavam a frase “Fora, Temer”. Em Deodoro, durante a competição de tiro, um torcedor foi retirado à força do local após protestar contra o presidente interino.

As manifestações não interferiram em nada no principal jogo da noite. Forte no bloqueio e decisiva no ataque, Kerri Walsh foi fundamental para a vitória de sua dupla, que demorou menos de 40 minutos para vencer a primeira partida. Aos 37 anos, mãe de três filhos, a americana é uma das principais favoritas ao título em Copacabana.

“Nos sentimos muito bem. Temos a China pela frente agora. Cada jogo que você joga, você vai melhorando mais e mais”, afirmou Walsh, ao "Sportv".

 

Topo