Relatos das provas

Eliminada, Etiene evita falar sobre doping que quase a tirou da Rio-2016

Christophe Simon/AFP Photo
Etiene Medeiros, nadadora brasileira, foi eliminada logo na primeira prova dos 100 m costas imagem: Christophe Simon/AFP Photo

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

A brasileira Etiene Medeiros, 25, foi eliminada na primeira eliminatória dos 100 m costas, neste domingo (07), segundo dia de natação na Rio-2016. O tempo dela na classificatória (1min01s70) foi uma involução superior a dois segundos em relação ao melhor da brasileira na prova. Na saída da piscina, contudo, a atleta evitou estabelecer relação entre a queda de rendimento e o caso de doping que quase a tirou dos Jogos.

Questionada sobre o quanto a acusação de doping influenciou na apresentação abaixo da expectativa, Etiene respondeu: "Gente, eu não posso falar sobre isso. Meu caso ainda está em aberto, e a orientação do meu advogado é para continuar em silêncio por enquanto. Depois do dia 13 eu posso falar sobre qualquer coisa". 

Em exame realizado fora do período de competições, a brasileira foi flagrada por uso de Fenoterol, substância encontrada em medicamento para tratamento de asma. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), depois de analisar as provas, a inocentou, por entender que Medeiros não teve culpa.

Em 2015, Etiene foi campeã Pan-Americana em Toronto, com tempo de 59s61, consideravelmente abaixo do que marcou no Rio.  "Amo nadar os 50 m livre, amo nadar os 50 m costas, mas também amo os 100 m costas. Sou campeã pan-americana dessa prova. Infelizmente, não consegui repetir desde Toronto aquele tempo que me deu o título", lamentou. 

Topo