! Ciclista holandesa vai para UTI após acidente em prova da Rio-2016 - 07/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Ciclista holandesa vai para UTI após acidente em prova da Rio-2016

Gustavo Franceschini

Do UOL, no Rio de Janeiro

A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten sofreu uma queda feia neste domingo (7), quando disputava a prova do ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e foi hospitalizada no Americas Medical City, localizado na Barra da Tijuca.

Exames realizados no hospital mostraram que Van Vleuten sofreu uma concussão e três fraturas menores na espinha lombar. Apesar das lesões e da internação na UTI, ela está consciente e se comunica normalmente. Segundo John van Vliet, do Comitê Olímpico Holandês, a atleta não corre nenhum risco de perder movimentos.

"Ela sofreu uma concussão e três lesões pequenas na parte lombar da coluna. Não houve sangramento na cabeça. Nós fizemos os exames e as reações dela estão normais. Ela vai passar mais um dia sob observação por precaução", disse John van Vliet, dirigente do comitê da Holanda.

Por causa da pancada na cabeça, Van Vleuten passa a noite no hospital para ser observada. Ela está sendo acompanhada por médicos da equipe de ciclismo da Holanda, além de uma equipe médica do COI. Profissionais do Consulado Holandês no Brasil também estiveram no local para prestar assistência.

"Annemiek passou por uma varredura total e é estável. Ela sofre de uma concussão pesada, mas não houve mais anormalidades vistas na digitalização. Não há hemorragias internas ou danos. Ela vai ficar em tratamento intensivo durante as próximas 24 horas. Ela está totalmente consciente e suas reações são adequados ",  afirmou o chefe do departamento médico da delegação da Holanda, Cees Rein van den Hoogenband

Van Vleuten liderava a prova quando, a 10 km do final, perdeu a tangência em uma curva e acabou escapando da pista. Ela caiu de cabeça em uma sarjeta e permaneceu imóvel no local da queda, o que de imediato preocupou os organizadores da prova.

A atleta foi rapidamente atendida e encaminhada ao hospital. Segundo o chefe de missão da Holanda na Rio-2016, Maurits Hendriks, Van Vleuten estava "plenamente consciente” dentro da ambulância.

Ao fim da prova, a vitória ficou com a também holandesa Anna van der Breggen. A sueca Emma Johansson foi prata, e a italiana Elisa Longo Borghini foi bronze.

Após o grave acidente, em nota, a UCI (União Ciclística Internacional) defendeu o percurso e a segurança nas provas de estrada na competição. "A pista da Rio-2016 foi projetada com cuidado e extensivamente testada para diversos cenários. Fizemos o máximo para ter um traçado seguro e desafiador, mas infelizmente acidentes acontecem às vezes devido a uma combinação de fatores".

Topo