! Britânico quebra recorde e brasileiros terminam sem medalha nos 100m peito - 07/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Britânico quebra recorde e brasileiros terminam sem medalha nos 100m peito

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Brasil deixou a prova dos 100m peito masculino sem medalhas. João Gomes (59s31) e Felipe França (59s38) terminaram em quinto e sétimo, respectivamente, e ficaram de fora do pódio. O ouro ficou com o favorito Adam Peaty, do Reino Unido, que quebrou mais uma vez o recorde mundial.

“A estratégia foi essa, passar um pouco mais tranquilo e voltar forte. Com a rotina, que é bem difícil para todo mundo, pesou um pouco. Mas estamos aí. Finalista olímpico é um sonho realizado”, afirmou Felipe França à “Recorde”. Ele virou os primeiros 50m na oitava e última colocação.

Assim como havia acontecido nas eliminatórias, Peaty superou sua própria marca e quebrou o recorde mundial, com o tempo de 57s13 – sua antiga marca era de 57s55. A medalha de prata ficou com Cameron Van der Burgh (58s69), da África do Sul, e Cody Miller (58s87), dos Estados Unidos, com o bronze.

"É muito gratificante. Saio da piscina com sensação de dever cumprido. Tive uma estratégia faca nos dentes desde o começo, mas preciso ver o vídeo ainda para saber onde esse essa medalha escapou", afirmou João Gomes - ele terminou 0s53 atrás do terceiro colocado.

Guilherme Guido é eliminado no costas

Depois de um bom início, em que chegou a figurar na quinta colocação, Guilherme Guido sofreu nos últimos 50m e não conseguiu se classificar para a final dos 100m costas. O brasileiro fechou sua bateria na última colocação, com o tempo de 54s16. A marca foi apenas a 14ª geral, bem acima dos 52s49 feitos por Ryan Murphy, dos Estados Unidos.

Topo