! Brasil surpreende a Polônia e estreia com vitória no handebol masculino - 07/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Brasil surpreende a Polônia e estreia com vitória no handebol masculino

Eduardo Ohata

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção brasileira masculina de handebol estreou bem na Olimpíada e surpreendeu a Polônia, neste domingo, na Arena do Futuro. Empurrado pela torcida, o Brasil contou com excelentes atuações dos goleiros Bombom e Maik e bateram os poloneses, que desembarcaram no Rio de Janeiro de olho em uma vaga no pódio, por 34 a 32. 

Enquanto a equipe feminina de handebol é apontada como uma das potências da modalidade atualmente, o time masculino iniciou a disputa como azarão. O Brasil ficou fora dos Jogos de Londres e conta com uma geração de jovens promissores, que encara essa primeira experiência olímpica como uma oportunidade de ganhar rodagem para Tóquio, em 2020. A Polônia, em contrapartida, desembarcou no Rio embalada pela medalha de bronze no último Mundial. 
 
Na terça-feira, às 16h40, o Brasil enfrenta a Eslovênia pelo grupo B da Olimpíada. Suécia, Alemanha e Egito completam a chave. 

 

Bombom brilha no 1º tempo

A seleção brasileira iniciou o duelo com Bombom, Chiuffa, Zé, João, Léo, Tchê e Alemão. Não demorou para que os donos da casa abrissem vantagem sobre os poloneses. Com 10 minutos de jogo, o Brasil vencia por quatro gols de diferença (7 a 3).

Inspirado, o goleiro Bombom fez defesas importantes e chegou a marcar um gol, o sétimo da equipe na partida. As boas intervenções do jogador colocaram o Brasil na frente no primeiro tempo.

A Polônia, mais organizada em relação ao início da partida, cresceu de produção no ataque durante o primeiro tempo e encostou no placar.

O Brasil finalizou o primeiro tempo vencendo por 16 a 13.

Defesas de Maik e atuação segura do Brasil animam o público

Após o intervalo, a torcida seguiu apoiando o Brasil com a mesma intensidade do início da partida. O time respondeu aos estímulos e conseguiu manter a vantagem na casa dos quatro gols.

O goleiro Maik, que substituiu Bombom no decorrer da partida, levou o público à loucura ao aproveitar um vacilo da defesa polonesa e marcar um gol por cobertura.

Sem desperdiçar chances cara a cara com o goleiro polonês, o Brasil se manteve firme e administrou o placar até o fim do duelo. 

Hino à capela e "cheerleaders" polonesas: as reações da torcida

A torcida brasileira encheu a Arena do Futuro para acompanhar o time do técnico Jordi Ribera. Participativos, os fãs cantaram o hino nacional à capela e abafaram os cânticos poloneses.

Mesmo em pequeno número, os poloneses tentaram incentivar seus atletas nos primeiros minutos de jogo. Um grupo de quatro jovens vestidas de branco e vermelho, cores do país europeu, roubou a cena e chamou a atenção dos brasileiros ao agitar pompons na arquibancada.

No segundo tempo, a torcida brasileira festejava as defesas do goleiro Maik como se fossem gols do time verde e amarelo. Ao fim da partida, até os torcedores poloneses se entusiasmaram com a festa e gravaram

UOL
imagem: UOL

Topo