Visita de ministros fecha Cristo Redentor e revolta turistas da Olimpíada
Marcela Sevilla e Vinicius KonchinskiDo UOL, no Rio de Janeiro
Centenas de turistas de todo o mundo aproveitaram o dia da cerimônia de abertura da Olimpíada de 2016 para tentar conhecer um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro: o Cristo Redentor. Foram surpreendidos, porém, pelo fechamento do espaço por pelo menos quatro horas, no início da tarde de sexta-feira (5). O motivo? Uma confraternização olímpica entre 120 ministros no topo do Corcovado.
O acesso ao Cristo Redentor fechou pouco depois do meio-dia. Enquanto funcionários do Comitê Organizador da Rio-2016 e do Ministério do Esporte se preparavam para receber autoridades estrangeiras convidadas para a festa de abertura da Olimpíada, o acesso à estação de trem do Corcovado foi isolado.
Rapidamente, um tumulto se formou. Brasileiros e muitos estrangeiros --a maioria com ingresso comprado para a visita ao Cristo com dias de antecedência-- receberam o aviso de empregados da companhia que administra o trem do Corcovado: “Infelizmente, o senhor não vai poder entrar”, disse um recepcionista. “Recebemos uma ordem da polícia e tivemos que fechar o trem até o fim da tarde.”
“É inacreditável”, revoltou-se a turista inglesa, Lucie Vickes, de 27 anos. “Comprei meu ingresso ontem, com hora marcada. Cheguei com meia hora de antecedência para retirar. Peguei o ingresso normalmente e, quando entrei na fila para subir no trem, disseram que teria que voltar outro dia.”
Lucie está no Rio de Janeiro para a Olimpíada. Também por causa dos Jogos Olímpicos, o argentino Juan Carlos Maiolino viajou com seus dois filhos e esposa para a capital fluminense. Maiolino chegou na quinta-feira (4) e voltará para Buenos Aires na quarta-feira (10). Ele agendou cada programa no Rio de tal forma que pudesse conhecer a cidade e assistir a competições olímpicas. Não contava, porém, com o fechamento do Corcovado para a recepção de mais de uma centena de ministros de vários países do mundo.
“É uma falta de organização”, reclamou. “Entendo que os ministros desejem visitar o Cristo e necessitem de segurança. Agora, poderiam ter reservado o espaço antes e deixado de vender ingressos para o horário da confraternização.”
Recepção organizada pelo governo
A visita de 120 ministros ao Cristo Redentor foi organizada pelo Ministério do Esporte. Aos pés de uma das estátuas mais famosas do mundo, as autoridades foram recebidas pelo ministro Leonardo Picciani (PMDB). De lá, elas partiram direto para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Maracanã.
Antes tudo disso, porém, alguns dos ministros falaram com a reportagem do UOL Esporte. Elogiaram a organização da Olimpíada, o entusiasmo dos cariocas com os Jogos e até comentaram o fechamento do Corcovado para a visita restrita. “Eventos como a Olimpíada implicam alguns constrangimentos”, admitiu o ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues.
O ministro do Esporte da Grécia, Stavros Kontois, também elogiou a Olimpíada. Sobre o fechamento do Corcovado, ele calou: “isso é uma decisão da organização.”
O Ministério do Esporte foi questionado pelo UOL Esporte sobre o fechamento do acesso ao Cristo. Disse que comunicou os responsáveis pela administração do ponto turístico para que transtornos foram evitados. Admitiu, porém, que falhas na comunicação podem ter ocorrido e causado os problemas para os turistas. A visitação ao Cristo foi retomada às 16h.