Olimpíadas 2016

Saiba 10 invencibilidades que estarão à prova nos Jogos Olímpicos do Rio

Fábio Aleixo e Roberto Oliveira

Do UOL, no Rio de Janeiro

A partir da manhã deste sábado (6), 11.275 atletas - sendo 6.182 homens e 5.106 mulheres - de 207 delegações vão entrar em ação no Rio de Janeiro em busca dos melhores resultados de suas vidas e, claro, medalhas. Entre este batalhão de competidores, um grupo seleto tentará converter favoritismo em ouro até o dia 21 de agosto.

São atletas e equipes cuja história aponta como imbatíveis. Especialistas nas mais diferentes modalidades e oriundos de diversos cantos do mundo. O UOL Esporte preparou uma lista que mostra quem só perderá a vaga no lugar mais alto do pódio se for vítima de uma grande zebra.

1 - Tiro com arco da Coreia do Sul ganha todas há 28 anos

Brendon Thorne/Getty
imagem: Brendon Thorne/Getty
?

A equipe feminina da Coreia do Sul tentará a oitava medalha de ouro consecutiva na história da Olimpíada. Desde que a disciplina passou a fazer parte do programa olímpico em Seul-1988, a equipe sempre foi ao lugar mais alto do pódio. E isso deverá acontecer mais uma vez no Rio de Janeiro, neste domingo. Na fase classificatória, as sul-coeranas já fizeram 50 pontos a mais do que a Rússia, segunda colocada.

2 - Venus e Serena não sabem o que é perder em duplas

Christian Petersen/Getty
imagem: Christian Petersen/Getty

As irmãs mais bem sucedidas da história do tênis jogaram três vezes o torneio de duplas (em 2000, 2008 e 2012) e ganharam todos. Para chegarem ao tricampeonato olímpico, conquistaram 15 vitórias, tendo perdido somente três sets.

3 - Ginasta japonês é papa-tudo desde 2009

Ian MacNicol/Getty Images
imagem: Ian MacNicol/Getty Images

Kohei Uchimura, de 27 anos, é o melhor ginasta da atualidade e o mais completo. Desde o Mundial de Londres de 2009, ele ganhou a medalha de ouro em todas as competições. Em Mundiais, são cinco títulos consecutivos. Tem também o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

4 - Dream Team defende 10 anos de invencibilidade

ChristianPetersen/GettyImages
imagem: ChristianPetersen/GettyImages

A seleção americana de basquete perdeu um jogo pela última vez na semifinal do Mundial do Japão de 2006, para a Grécia. Foi a única derrota da equipe em jogos oficiais sob o comando de Mike Krzyzewski, o Coach K. Desde então, ganhou as Olimpíadas de 2008 e 2012 e os Mundiais de 2010 e 2014.

5- Seleção feminina de basquete dos EUA não perde há 41 jogos em Olimpíadas

Jayne Kamin-Oncea/Getty Images
imagem: Jayne Kamin-Oncea/Getty Images

A seleção ganhou todas as partidas que fez desde a disputa pelo bronze em Barcelona-1992. Das últimas seis Olimpíadas, esta foi a única da qual não saiu com a medalha de ouro. No Rio, buscará o hexa.

6 - Usain Bolt ganhou os últimos seis ouros que disputou

Matthew Childs / Reuters
imagem: Matthew Childs / Reuters

O velocista jamaicano não sabe o que é perder uma final olímpica, seja nos 100 m, 200 m ou revezamento 4x100 m. No Rio, buscará o tricampeonato das três provas, algo que ninguém jamais conseguiu.

7 - Porta-bandeira da França ganhou as últimas 95 lutas

AFP PHOTO / MIGUEL MEDINA
imagem: AFP PHOTO / MIGUEL MEDINA

Nenhum judoca consegue bater o peso-pesado Teddy Rinner desde setembro de 2010. O último que conseguiu isso foi o japonês Daiki Kamikawa. Desde então, o francês ganhou quatro títulos mundiais e medalha de ouro em Londres-2012.

8 - Japonesa da luta livre jamais perdeu em Mundiais e Olimpíadas

Quinn Rooney/Getty Images
imagem: Quinn Rooney/Getty Images

Saori Yohsida, de 33 anos, é a maior atleta mulher da história do esporte. Tem apenas duas derrotas em toda a sua carreira, em competições menores, e ganha todos os Mundias e Olimpíadas desde 2002 na categoria até 55 kg.

9 - Algoz de brasileiras é a rainha do vôlei de praia desde 2004

Oleg Nikishin / Stringer
imagem: Oleg Nikishin / Stringer

A americana Kerri Walsh, do vôlei de praia, ganhou o ouro nas três edições que participou na areia (2004, 2008 e 2012). Para chegar a estas conquistas, entrou em quadra 21 vezes e ganhou todas. Mais impressionante ainda: perdeu somente um set. 

10- Lutador cubano ganha todas lutas em Olimpíada há oito anos

Cameron Spencer / Staff
imagem: Cameron Spencer / Staff

Mijaín López, de 33 anos, ganhou as oito lutas que fez nas duas últimas edições olímpicas para ficar com a medalha de ouro na luta olímpica. Dos oito Mundiais que participou, chegou a final em todos e ganhou cinco.

 

Topo