Olimpíadas 2016

Rio-2016 descarta 'ataque' a Jogos e promete segurança reforçada em Deodoro

Rob Carr/Getty Images
Bala perdida é encontrada em sala de imprensa do Centro Olímpico de Hipismo imagem: Rob Carr/Getty Images

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Organizador da Rio-2016 descartou que a bala que atingiu o centro de imprensa do Hipismo, em Deodoro, tenha sido um atentado direcionado aos Jogos Olímpicos.

“Não tem nada a ver com os Jogos, sabemos disso já. Não foi um ataque direcionado. Não estamos no alvo. Assim que tivermos mais informações, vamos passar a vocês", explicou o diretor geral de comunicação dos Jogos, Mário Andrada.

Por enquanto, esta é a única certeza, segundo Mario, da investigação sob responsabilidade da Polícia Civil. "Agora vamos ver o tipo de bala, de onde veio, as circunstâncias e outros detalhes. A primeira resposta que o perito nos deu foi que a área não corria risco. Não precisamos evacuar. Nossa primeira preocupação era essa, a segurança de animais, público e profissionais. Está claro que não há risco neste momento. A investigação ainda está em andamento”.

A bala perdida foi encontrada na manhã deste sábado (6), em Deodoro, por um australiano, que relatou o fato às autoridades. Segundo o Comitê Rio-2016, ninguém foi atingido.

Mário Andrada disse ainda que os órgãos de segurança imediatamente mudaram a segurança do local. “Foi uma reação natural e normal. Força Nacional, Exército e órgãos competentes reforçaram segurança na área ao redor para termos 100% de certeza de que está tudo calmo com os Jogos. Sei que não é muito a informar, mas garanto que não tem nada a ver com os Jogos", repetiu o diretor.

Início delicado e promessa de reação

O projétil no centro de imprensa em Deodoro não foi o único problema do dia. Filas nas entradas das arenas e falta de alimentos incomodaram público e profissionais das Olimpíadas deste sábado. Ainda assim, a Rio-2016 considera o saldo satisfatório até o momento.

"Estamos muito contentes com o público neste primeiro dia e também com essa energia das pessoas nos parques. Lógico que este início é de acerto, sempre foi em todos os Jogos. O que vai marcar agora é nossa capacidade de reagir a isso tudo nos próximos dias", finalizou Mário Andrada.

Topo