Relatos das provas

Japão conquista o primeiro ouro da natação; Húngara bate recorde mundial

David J. Phillip/AP
Kosuke Hagino comemora vitória nos 400 m medley imagem: David J. Phillip/AP

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

A primeira medalha de ouro da natação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foi para o Japão. Neste sábado (6), Kosuke Hagino quebrou a hegemonia norte-americana e venceu a prova dos 400m medley – o país oriental jamais havia vencido essa prova em Olimpíadas.

Sem contar com Michael Phelps e Ryan Lochte, que costumavam dominar a prova, os Estados Unidos conquistaram a medalha de prata. Chase Kalisz conseguiu se recuperar e ficou atrás de Hagino por apenas 0s70. A medalha de bronze ficou com o também japonês Daiya Seto.

O feito japonês rompe com uma soberania dos Estados Unidos que durava desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. 

Húngara pulveriza recorde mundial

AP Photo/Martin Meissner
imagem: AP Photo/Martin Meissner

Depois de uma batalha acirrada com o recorde mundial nas eliminatórias da manhã deste sábado, Katinka Hosszú detonou a marca na final dos 400m medley. Com o tempo de 4m26s36, a húngara desbancou o tempo da chinesa Shiwen Ye (4m28s43) e conquistou a medalha de ouro.

“Espero que não (seja seu melhor desempenho), porque, definitivamente, quero ir ainda melhor nas outras provas. Meu grande objetivo sempre foi os jogos de 2016. Acho que o resultado veio no tempo perfeito”, afirmou Katinka, ao "Sportv". Ela terá o programa mais extenso da natação feminina. Apenas ela e Mireia Belmonte nadarão cinco provas individuais nessa edição dos Jogos.

Essa foi apenas a primeira medalha olímpica conquistada pela húngara – ela já havia participado dos Jogos de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. Com tempos bem piores que Katinka, Maya Dirado (4m31s15), dos Estados Unidos, e Mireia Belmonte (4m32s39), da Espanha, conquistaram a prata e o bronze, respectivamente.

Austrália quebra o próprio recorde mundial

Marcos Brindicci/Reuters
imagem: Marcos Brindicci/Reuters

Na última prova da noite, o revezamento 4x100m livre da Austrália quebrou o recorde mundial. Com o tempo de 3m30s65, o grupo superou a marca do próprio país, que havia sido conquistado em Glasgow, em 2014 (3m30s98).

A medalha de prata ficou com o Estados Unidos (3m31s89), enquanto o bronze foi para o Canadá (3m32s89).

Australiano desbanca campeão olímpico em disputa acirrada

Matt Slocum/AP
imagem: Matt Slocum/AP

Em uma disputa extremamente acirrada nos metros finais, o atual campeão olímpico Sun Yang (3m41s68) sofreu na final e acabou desbancado pelo australiano Mack Horton (3m41s55). O novo dono da medalha de ouro já era recordista mundial júnior e participa de sua primeira Olimpíada.

A derrota na final completa um ciclo olímpico de polêmicas de Yang. Em 2013, ele havia sido preso por dirigir sem habilitação - a infração foi descoberta depois de ele ter batido com um Porsche em um ônibus. Um ano mais tarde, a associação chinesa de natação revelou que o nadador já havia cumprido uma suspensão de três meses por ter sido flagrado em exame antidoping com uso de trimetadizina, um estimulante metabólico.

Apesar das polêmicas, Yang tem um histórico vencedor nas piscinas. Nos Jogos de 2012, ele conquistou a medalha de ouro nos 400m livre e nos 1.500m livre, além da prata nos 200m livre e do bronze no 4x200m livre.

Topo