Espanhol "queima largada" após erro técnico, é ovacionado e volta à prova
Guilherme CostaDo UOL, no Rio de Janeiro
O nadador espanhol Miguel Duran Navia "queimou a largada" na quarta bateria das classificatórias dos 400m livre, neste sábado (06), no Estádio Aquático, e saiu da água chorando. O público se comoveu com o atleta, que mais tarde, para delírio dos presentes, pôde voltar a competir - o motivo: Navia se apressou por causa de um erro técnico da organização.
Miguel Duran, de apenas 20 anos, já havia até recolhido suas coisas e ido ao vestiário. Quando soube da decisão a seu favor, retornou ao bloco sorridente. Não adiantou muito: ele foi o último em sua bateria e está eliminado.
"Foi difícil. Muito difícil. Não entendi o que se passou na hora, mas vi todo o trabalho que me trouxe até aqui indo embora. Depois me deixaram voltar e nadar, mas já tinha perdido toda a concentração", explicou o espanhol, que também agradeceu ao público pelo apoio. "Fiquei muito feliz com isso".
A Miguel Duran Navia resta agora focar na disputa do 4 x 200m livre: "Espero que não aconteça nada e que eu possa nadar bem", disse.
Na classificatória dos 400m livre, em bateria diferente da do espanhol, nadou o brasileiro Luiz Altamir, com tempo de 3m50s82 - ele também ficou de fora da decisão.