Relatos das provas

"Carrasco" de Meligeni bate recorde de sete Olimpíadas e quer ir a Tóquio

Charles Krupa/AP
Tenista Leander Paes durante os Jogos Olímpicos imagem: Charles Krupa/AP

Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

Durou apenas 84 minutos a Olimpíada do indiano Leander Paes. A dupla que formou com seu compatriota Rohan Bopanna foi eliminada logo na estreia pela dupla polonesa formada por Lukasz Kubot e Marcin Matkowski por 2 a 0 (6-4 e 7-6).

Paes sai precocemente da Rio-2016, mas entra para a história como o tenista com mais participações em Jogos Olímpicos. Já são sete, desde a estreia em Barcelona, em 1992. Quatro anos depois, em Atlanta, conseguiu seu maior feito, medalha de bronze, em simples, com uma vitória de virada sobre o brasileiro Fernando Meligeni.
 
“É difícil falar sobre o recorde hoje, um dia em que perdi. Mas posso dizer que, aos 43 anos, não é fácil chegar à sétima Olimpíada. É preciso estar em forma o ano inteiro, ao longo de um período de quatro anos, e não apenas se preparar em véspera de torneios”, disse. 
 
Paes não manifesta interesse algum em se aposentar. “Se estiver bem, lógico que vou querer ir à Tóquio, em 2020”, disse. “Quatro anos parece muito, mas eu disse isso depois de jogar a minha quarta Olimpíada”, riu o tenista.
 
Paes não era a escolha inicial de Bopanna para vier à Rio-2016. Quem decidiu a favor de Paes foi a federação indiana, o que gerou muitas críticas no país.
 
Em Barcelona (92), Paes perdeu na estreia, em simples, e chegou às quartas, em duplas. Em Atlanta (96), além do bronze em simples, caiu na segunda rodada de duplas. Em Sidney (2000), perdeu na primeira rodada em simples e na segunda em duplas. Em Atenas (2004), jogou apenas duplas, com Mahesh Buhupathi, perdendo na disputa da medalha de bronze para Mario Ancic e Ivan Liubicic.
 
Em Pequim (2008), novamente em dupla com Buhupathi, venceu a dupla brasileira formada por Marcelo Melo e André Sá na segunda rodada, mas perdeu na rodada seguinte, para Federer e Wawrinka. Em Londres (2012), finalmente, Paes perdeu na segunda rodada.  
 
O pai do tenista é nascido em Goa, Estado indiano que foi dominado por Portugal por quase quatro séculos. Paes fala apenas algumas palavras português e riu ao saber que o seu sobrenome é o mesmo do prefeito do Rio, Eduardo Paes.
 

Topo