Brasileiro cai para congolês e está eliminado do tênis de mesa

do UOL, no Rio de Janeiro
Juan Mabromata / AFP
Tsuboi está eliminado da Rio-2016

Medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Toronto-2015, Gustavo Tsuboi não teve sorte na estreia na Rio-2016. Contra o congolês Jianan Wang, o brasileiro durou apenas 28 minutos e foi derrotado por 4 sets a 0, com parciais de 11/7, 11/9, 11/4 e 13/11.

Em uma modalidade acostumada com diversos atletas naturalizados, Tsuboi se destacou na disputa do Pan-Americano por ser legitimamente brasileiro. Aos 31 anos, o paulista possui ainda medalhas de ouro no Pan de Guadalajara-2011 e Rio-2007, ambos por equipe, e uma prata em Santo Domingo-2003, nas duplas.

Na outra partida eliminatória, Hugo Calderano, que superou Tsuboi na final em Toronto, venceu o cubano Andy Pereira, por 4 sets a 0, e agora enfrentará o sueco Par Gerell, no domingo (7), às 10h (de Brasília).

Na chave feminina, as duas mesa-tenistas brasileiras foram eliminadas neste sábado. Gui Lin caiu na segunda rodada para a romena Elizabeta Samara, enquanto Caroline Kumahara foi eliminada na primeira rodada pela luxemburguesa Ni Xia Lian.

Disputa

A competição é organizada por chaves, sendo que todas são eliminatórias. O saque muda de domínio a cada dois pontos, ou cada ponto se o placar tiver empatado em 10 a 10. Os jogos individuais são de sete sets com 11 pontos.