Rayssa Costa obtém 1ª vitória brasileira, mas perde na 2ª fase da esgrima

Adriano Wilkson
Do UOL, no Rio de Janeiro

A brasileira Rayssa Costa até estreou bem, mas acabou eliminada dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na segunda fase da competição de espada da esgrima neste sábado na Arena Carioca 3. Após entrar na história como primeira espadista brasileira a ganhar um jogo em Olimpíada, Rayssa perdeu para a tunisiana Sarra Besbes por 15 a 8 e deu adeus ao torneio.

Embalada pela boa vitória na etapa preliminar, a brasileira contou com a presença da família na plateia e com muito apoio do público. Porém, não conseguiu a virada como no jogo inaugural.

"Foi a primeira vez que eu vi tanta gente gritando meu nome e isso me deu um pouco de nervosismo, mas ao mesmo tempo um ânimo maior", disse Rayssa, que ainda comemorou a vitória histórica na espada. "É só um pequeno passo para um esporte tão pouco divulgado. Espero que as coisas possam mudar um pouco".

Na estreia, Rayssa conseguiu a virada contra a suíça Tiffany Geroudet ao marcar quatro toques seguidos e fechar por 15 a 13. Ela começou perdendo o primeiro tempo por 3 a 1, em um jogo muito estudado. No segundo, se manteve na disputa com o 8 a 8. A etapa final começou com dois toques duplas, mas a brasileira conseguiu mais quatro na sequência e garantiu a vitória.

Italiana naturalizada brasileira faz melhor

Outra brasileira também conseguiu vitórias na manhã deste sábado. Nathalie Moellhausen, uma italiana naturalizada, estreou direto na segunda fase e foi ainda mais longe do que Rayssa. Veja aqui a campanha dela.  

Já Amanda Simeão perdeu por 15 a 6 para a francesa Marie-Florence Candassamy na primeira fase e foi eliminada.