Vídeos

Besuntado de Tonga que "quebrou" a web não esperava ser porta-bandeira

Matt Slocum/AP
Pita Taufatofua carrega a bandeira de Tonga no desfile das delegações da abertura das Olimpíadas imagem: Matt Slocum/AP

Do UOL, em São Paulo

Geralmente, a delegação de Tonga, um pequeno país localizado na Oceania, passa despercebida pelos espectadores que acompanham a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. No entanto, o atleta Pita Nikolas Taufatofua, escolhido para ser porta-bandeira do país, chamou atenção pela forma com que se apresentou no espetáculo.

O lutador de taekwondo foi ao Maracanã sem camisa, usando um traje típico de seu país. Até aí, tudo bem. Mas a sua simpatia e a generosa quantidade de óleo espalhada em seu corpo o transformaram no personagem do desfile. Quase que instantaneamente, a pequena delegação de Tonga ganhou uma legião de torcedores no Brasil. Quase todos impressionados com a ousadia – e a beleza – do atleta.

Taufatofua tem 32 anos e, segundo sua página pessoal, "passou toda a vida adulta trabalhando em albergues para desabrigados para mostrar e ensinar às pessoas o poder de acreditar em si próprio". O atleta conquistou a vaga nos Jogos Olímpicos pela seletiva da Oceania, realizada em abril, após falhar duas vezes em tentar disputar o torneio.

Saiba o que rolou na abertura da Rio-2016 em 90 segundos

“Esta foi a primeira vez que Tonga fez algo diferente como isso. Foi importante para o Pita. Ele é muito patriota e ama a cultura tongonesa. Ele não sabia se seria escolhido para carregar a bandeira, mas ele tinha uma forte sensação de que isso deveria ter sido feito por alguém que representasse o país”, declarou Jacinta Sitapa, colega do atleta, em entrevista ao jornal norte-americano “USA Today”.

O atleta nasceu na Austrália, mas optou por competir por Tonga para homenagear a origem de seu pai. No entanto, o atleta treina e reside em Auckland, na Nova Zelândia. 

Topo