Olimpíadas 2016

Avião, Temer e festa: como os estrangeiros viram a abertura da Rio-2016?

Reprodução
Site da CNN comemora início dos Jogos Olímpicos com foto da delegação brasileira desfilando imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, atraíram os olhares de todo o mundo na noite desta sexta-feira. Mas nem toda avaliação foi unânime a respeito do espetáculo no Estádio do Maracanã.

Ao longo do espetáculo, estrangeiros levantaram questionamentos a respeito da participação do presidente em exercício, Michel Temer, no evento. Além disso, questionaram a legitimidade de Santos Dumont (homenageado na festa) como inventor do avião.

Em geral, porém, o tom foi bastante positivo a respeito da festa. Os principais jornais do mundo deram amplo destaque à diversidade no cerimonial que deu início à Olimpíada no Rio.

Caos na entrada do Maracanã

A imprensa estrangeira estranhou as filas nos acessos ao estádio do Maracanã – inclusive para a própria imprensa. O fotógrafo Alex Coppel, do jornal australiano Herald Sun, chamou de caótica a situação nos arredores do local.

Alex Coppel/Herald Sun
Fotógrafo Alex Coppel registrou 'caos' na chegada ao Maracanã imagem: Alex Coppel/Herald Sun

Silêncio de Temer é destaque

O protocolo oficial adiantava: o presidente do COI, Thomas Bach, e o presidente em exercício da República, Michel Temer, seriam anunciados no início da cerimônia. No entanto, no início do cerimonial, apenas Bach foi apresentado. A ausência de Temer foi bastante sentida entre jornalistas estrangeiros, especialmente entre os que trabalham no Brasil. No fim, o presidente interino discursou e acabou vaiado pela plateia.

A polêmica do 14-Bis

A referência a Santos Dumont na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos não agradou aos estrangeiros – em especial, aos americanos. No Twitter, internautas discutiram a respeito da “paternidade” do avião: Dumont ou Irmãos Wright?

Imprensa aprova

Alguns dos principais veículos da imprensa internacional noticiaram de maneira elogiosa a Cerimônia de Abertura da Rio-2016. A festa e as cores ficaram em primeiro plano, sem espaço para críticas.

“Rio dá o pontapé inicial aos Jogos Olímpicos”, destacou o site do jornal The Guardian. No site da rede de TV americana CNN, o destaque é breve: “Os Jogos começaram”.

Reprodução
Jornal Clarin destaca festa da Cerimônia de Abertura da Rio-2016 imagem: Reprodução

O site do jornal argentino Clarín deu destaque positivo à festa. “Rio vibra com uma festa repleta de música, cores e esportes”, manchesta o diário. O jornal El País, da Espanha, deu destaque à participação de Rafael Nadal como porta-bandeira espanhol, mas também dedicou espaço “às imagens de uma festa em que o Brasil celebra sua diversidade”.

Em Portugal, o jornal Diário de Notícias destacou: "Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016 tocou em diversas fases da história brasileira, da chegada dos portugueses aos avanços". 

Topo