! Manifestação contra Temer fecha avenida em frente ao Copacabana Palace - 05/08/2016 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Atualizada em 05.08.2016 13h29

Manifestação contra Temer fecha avenida em frente ao Copacabana Palace

Felipe Pereira

Do UOL, no Rio de Janeiro

As seis faixas da avenida Atlântica, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, estão fechadas por centenas de pessoas que protestam contra o presidente interino, Michel Temer (PMDB). O ato acabou por interromper a passagem da tocha olímpico pelo bairro e frustrou a multidão que esperava para acompanhar o percurso.

A manifestação ocorre em frente ao hotel Copacabana Palace e nos arredores dos arcos olímpicos instalados na areia da praia. A Polícia Militar apenas observa.

O protesto começou por volta de 11 horas e reúne carros de som. Um veículo com batedores que chegou ao hotel foi bastante vaiado. Líderes de movimentos sindicais se revezam no palanque para fazer discursos contra Temer.

Os pronunciamentos geralmente acabam com o grito de "fora, Temer". Apesar do clima de tensão provocado pelas divergências políticas entre manifestantes e transeuntes, o clima é tranquilo por enquanto.

A carioca Silvia Antônio Dias reclamou da presença dos manifestantes. Ela aguardava para ver a passagem da tocha. "Hoje não é dia de manifestação. Não tem que protestar porque já está feito. A Olimpíada já é uma realidade", declarou. Antônio Roberto Capotão se disse revoltado com o cancelamento. "É uma vergonha. É achincalhar o povo, depois o prefeito vem falar na TV, mas a verdade é que o povo não tem direitos. Só quem é amigo deles tem privilégios."

Por outro lado, a manifestante Terezinha Losada se disse "feliz" com a notícia de que o percurso da tocha havia sido alterado. "Gostei de saber que as pessoas ficaram revoltadas com a interrupção da tocha. Mas sou a favor das Olimpíadas."

Felipe Pereira/UOL
imagem: Felipe Pereira/UOL

Topo