Ginástica

Zanetti e Hypolito destoam de colegas e vivem em mundo à parte na Rio-2016

Ricardo Bufolin/CBG
Arthur Zanetti durante treino de pódio imagem: Ricardo Bufolin/CBG

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

Arthur Zanetti e Diego Hypolito estão vivendo em um mundo à parte antes do início da Olimpíada. E a regra seguida por eles é uma só: boca fechada. Desde que chegaram ao Rio de Janeiro na última sexta-feira, os dois ginastas não concederam uma entrevista.

Evitar o contato com a imprensa se tornou um mantra para os dois atletas a pedido do técnico Marcos Goto. Nem mesmo após o treino de pódio, quando tiveram a oportunidade de testar as instalações, eles falaram. Passaram pela área reservada aos jornalistas a passos apressados, sem nem olhar para os lados. Só disseram: "Desculpem, só vamos falar depois da classificação (que ocorre no sábado)".

A postura contrasta com a adotada pelos demais integrantes da equipe brasileira. Arthur Nory, Francisco Barreto e Sérgio Sasaki atenderam aos jornalistas sem pressa. O mesmo já havia sido feito em outras oportunidades na Vila Olímpica.

"Esta é uma postura que depende de cada um. No caso do Diego e do Arthur, o Goto (Marcos, treinador) foi quem optou assim. O resto dos atletas está liberado para falar. Não sempre, mas em momentos específicos e pré-determinados", disse o técnico da seleção Renato Araújo.

"Eu posso falar por mim. Não sei por que eles não falam. O que foi passado pelo Léo Finco (coordenador da seleção) é que depois do treino de pódio todos falariam e pediram para termos paciência e respondermos a todas as perguntas", afirmou Francisco Barreto, ao UOL Esporte.

"Não sei como está com vocês (jornalistas). Conosco está tudo normal. Conversamos bastante", disse Arthur Nory

Nem mesmo o astro japonês Kohei Uchimura, dono de dez medalhas de ouro em Campeonato Mundiais e uma em Olimpíada, tem adotado postura tão reclusa. Após o treino de pódio esperou pacientemente para atender um grande grupo de jornalistas de televisão e depois falou com todos os jornalistas da imprensa escrita.

Zanetti e Hypolito estão também sumidos das redes sociais, o que não acontece com os colegas, que têm feitos postagens da Vila e dos dias de treinos.

Topo