Levantamento de Peso

'Pódio da mentira' na Olimpíada faz atleta brigar por ouro limpo

Reprodução/Facebook
Lydia Valentin, atleta espanhola do levantamento de peso imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

Na Olimpíada de 2012, a espanhola Lydia Valentín ficou em quarto lugar no levantamento de peso (categoria até 75 kg) e por pouco não subiu ao pódio. Mas deveria ter subido, e na posição mais alta. Afinal, as três primeiras colocadas foram flagradas posteriormente em exames antidoping. O trio trapaceou e tirou de Lydia um momento único, uma medalha olímpica e muito dinheiro referente a premiações.

Quatro anos depois, prestes a estrear nos Jogos do Rio, Lydia termina sua preparação para mais uma Olimpíada esperando receber o que, ao que tudo indica, lhe é de direito desde 2012. “Foi um pódio de mentira. Me roubaram aquele momento”, disse a espanhola ao El Confidencial.

Nos Jogos de Londres, o ouro ficou com a cazaque Svetalana Podobedova, seguida pela russa Natalia Zabolotnaya e pela bielorrussa Iryna Kulesha. Podobedova foi a primeira a testar positivo para substância proibida. Natalia e Iryna tiveram os resultados divulgados no mês passado.

“Perdi patrocinadores e parceiros. Não é a mesma coisa conquistar o ouro e ficar em quarto lugar. Espero ser recompensada, porque isso me pertence”, argumentou Lydia, referindo-se tanto à medalha dourada quanto aos prêmios a que teria direito.

Entre bonificações do comitê olímpico e federação locais e valores de patrocínio, estima-se que Lydia Valentín deixou de receber cerca de 150 mil euros (aproximadamente R$ 540 mil). O ouro teria enchido sua conta bancária.

A espanhola já avisou que irá intensificar sua briga jurídica pela medalha de 2012 assim que terminar sua participação na Olimpíada do Rio. Afinal, antes de aparecer em tribunais, ela pode realizar o sonho de subir em um pódio olímpico caso confirme seu favoritismo no Rio.

Topo