Olimpíadas 2016

Caçula da Olimpíada, garota de 13 anos admite estar um pouco assustada

José Ricardo Leite / UOL
Nadadora do Nepal é a mais jovem da Olimpiada do Rio de Janeiro imagem: José Ricardo Leite / UOL

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro têm oficialmente a sua "caçula": Singh Gaurika, do Nepal, de 13 anos e nove meses, é a mais jovem atleta entre os mais de 11 mil que disputarão a competição. A garota é nadadora dos 100 m costas e escapou da morte como sobrevivente dos terremotos que assolaram seu país no ano passado.

Apesar de viver em Londres desde os dois anos de idade com sua família, ela estava no Nepal para disputar competições de natação na tragédia que matou quase nove mil pessoas. A adolescente está com a sua treinadora na Vila Olímpica, enquanto o pai está em um hotel, e a mãe não veio. A nadadora admitiu estar um pouco assustada com tudo que tem vivenciado nesses primeiros dias e espera aproveitar ao máximo. 

“Estou um pouco assustada sim, mas ao mesmo tempo empolgada. Será tudo ótimo aqui, muito bom por poder compartilhar momentos tão especiais com atletas consagrados do mundo todo. É impressionante tudo isso que vejo na Vila", falou ao UOL Esporte.

"É um orgulho muito grande ser a atleta mais jovem da Olimpíada, é algo fantástico na minha vida. Eu estou muito feliz", prosseguiu.

Após escapar da morte no Nepal, Gaurika virou Embaixadora da Boa Vontade de uma instituição de caridade internacional que busca ajudar na reconstrução do que foi devastado no Nepal. A atleta doa suas premiações em prol das vítimas.

“Quero apenas fazer a minha parte podendo ajudar a construir escolas para quem não tem oportunidade e ajudar pessoas desabrigadas a encontrar novos lares.”  

Topo