Natação

31 nadadores e todos os judocas russos estão liberados para a Rio-2016

AFP/ALEXANDER NEMENOV
Nadador russo Vladimir Morozov conquistou a prata no revezamento 4x200 metros livre em Pequim-2008 imagem: AFP/ALEXANDER NEMENOV

Da AFP, no Rio de Janeiro

À medida que se aproxima o início oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, as federações internacionais vão decidindo a aptidão dos atletas russos de participar das competições. Nesta quinta-feira (04) foi a vez dos nadadores e judocas da Rússia serem liberados para a Rio-2016.

Nas piscinas, a Federação Internacional de Natação (Fina) liberou 31 atletas russos que conseguiram índice olímpico. Entre eles está Vladimir Morozov e Nikita Lobintsev, que chegaram a ser suspensos dos Jogos, mas apelaram junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

Os únicos casos ainda sob avaliação são os das nadadoras Yulia Efimova e Daria Ustinova, que ainda dependem da liberação do TAS. As equipes russas de polo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais foram autorizadas a competir no Rio. Dois nadadores russos excluídos não apelaram.

No tatame, a Federação Internacional de Judô (IJF) decidiu permitir a participação de todos os onze judocas russos classificados para os Jogos. A entidade detalhou que eles passaram por vários exames antidoping nos últimos meses sem acusar qualquer substância ilegal.

Topo