Olimpíadas 2016

Poluição, filas e trânsito: Membros do COI fazem críticas duras à Rio-2016

Getty Images/Getty Images
Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional imagem: Getty Images/Getty Images

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Em congresso, os membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) fizeram críticas abertas ao Comitê Rio-2016 por problemas de organização dos Jogos. Entre os questionamentos, há a poluição das águas, filas, transporte, trânsito e a falta de decoração das arenas. Sob pressão, os organizadores admitem problemas de orçamento para resolver todas as questões.

O tom da reunião já ficou claro no primeiro discurso do presidente do COI, Thomas Bach. Embora otimista, ele reconheceu que o Brasil vive um momento muito difícil, e que isso pode ser visto na realidade. Chegou a pedir para os membros do Comitê serem amenos com o Rio. Não adiantou.

Dois membros do COI questionaram sobre transporte, trânsito pesado e filas na entrada do Parque Olímpico. Um deles foi Denis Oswald. "Aqueles que foram as sedes tiveram muitas dificuldades para acessar as sedes. Vocês têm algum plano para melhorar o acesso da Vila?", questionou.

"Conversamos com a Prefeitura. A cidade está ajustando seus planos para o fluxo melhorar. Vamos ver melhora nos próximos dias", disse o CEO do Comitê Rio-2016, Leonardo Grynner. "O governo teve problema com a equipe que contratou para a revista com Raio X para acesso ao Parque Olímpico. Eles trocaram e não devemos ter mais esse problema de fila."

Em seguida, houve questionamentos em relação à qualidade da água da Baía e da Lagoa, um dos maiores pontos de críticas de estrangeiros ao Rio. "Há muitos questionamentos sobre poluição da água, na lagoa e na Baía. E gostaria de saber onde estamos nesta situação", afirmou o príncipe de Mônaco, Albert. 

Um terceiro problema foi relacionado à imagem e adereços dos Jogos, ou seja, o que enfeitará as instalações e atenderá os padrões de marketing. Isso significa pôsteres em volta das instalações e no entorno das quadras. O Comitê Rio-2016 admitiu problemas e atraso no fornecimento que acontecerá depois dos Jogos.

"Faltando apenas dias para os Jogos, apenas 15% do look dos Jogos (visual) foi colocado. O que podemos esperar?", destacou o membro do COI da Holanda, Camiel Eurlings

"Temos um problema com o fornecedor. Eles estão atrasados. Algumas vão ser instaladas tarde. Temos uma força-tarefa. Estamos trabalhando 24 horas. Algumas coisas vão ser instaladas tarde", afirmou o diretor-geral de operações Comitê Organizador do Rio-2016, Leonardo Grynner.

O material chegou atrasado ao país, importado do leste europeu por questão de economia, e por isso está sendo colocado de última hora nas instalações. O Comitê ainda acredita que ficará tudo pronto em tempo.

Antes disso, o presidente do COI, Thomas Bach, reconheceu os problemas enfrentados pelo Rio. "É muito cedo para celebrar. Ficamos sabendo e apreciamos como esse Comitê conseguiu essa difícil tarefa de realizar os Jogos em momento difícil para o Brasil. Vimos a realidade desse país, as dificuldades. Temos solidariedade com o comitê de organização."

Após a reunião, o presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, disse que não entendia que havia tantas críticas na reunião. "Foram menos do que eu esperava. Porque, se você vir, as partes que foram atingidas, nenhuma questão nova foi trazida", contou o dirigente. "Foi um número pequeno. Foram duas ou três áreas. Ninguém reclamou de instalação."

Topo