Olimpíadas 2016

Alemanha volta ao Brasil após 7 x 1 com 'esquema de guerra' contra terror

Francisco Galvão/EC Vitória
Seleção da Alemanha treina no CT do Vitória para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro imagem: Francisco Galvão/EC Vitória

Vinicius Castro

Do UOL, em Salvador

Em 8 de julho de 2014, a Alemanha impôs ao Brasil o maior vexame na história das Copas do Mundo. Os alemães estão de volta ao território nacional pouco mais de dois anos após o inesquecível 7 x 1. A Bahia é mais uma vez o porto germânico, mas sem o entusiasmo visto na principal competição do futebol. As recentes ameaças terroristas na Europa forçaram uma mudança de comportamento para os Jogos Olímpicos Rio-2016.

Os atuais campeões mundiais estão envolvidos em um autêntico “esquema de guerra” para que a segurança seja garantida. O aparato reforçado atende ao pedido do Ministério das Relações Exteriores e tem a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.

Hospedados em um resort de luxo no bairro de Itapuã, os alemães haviam escolhido o Fazendão, CT do Bahia, para os treinos durante a estadia em Salvador. Seria o ideal pela distância inferior a 10 Km entre hotel e trabalho, mas a opção foi barrada. O centro de treinamento fica no bairro de Itinga, considerado violento pelas autoridades e de difícil acesso.

Os contatos realizados entre Fifa (Federação Internacional de Futebol), COI (Comitê Olímpico Internacional) e autoridades de segurança definiram avaliações criteriosas para a escolha dos locais de treino da Alemanha. A primeira atividade aconteceu no Barradão, estádio do Vitória. A segunda foi em Pituaçu. Ambas tiveram reforço policial. Homens do Bope (Batalhão de Operações Especiais) observaram toda a movimentação das arquibancadas. O desejo alemão ainda é treinar no Fazendão para facilitar a logística. Agentes de inteligência discutem essa possibilidade.

“Modificamos os protocolos que utilizamos na Copa das Confederações e do Mundo. A nossa preocupação atual é com a questão do terrorismo. No passado, eram as manifestações. São os atentados desta vez, especialmente envolvendo delegações ou países mais visados, casos de Alemanha e França”, explicou o secretário de segurança, Maurício Barbosa, ao anunciar o planejamento operacional para os eventos em Salvador.

Policiais militares e federais, homens da Rondesp e o Esquadrão Águia ficaram responsáveis pela escolta dos alemães. Os jogos na Fonte Nova terão deslocamentos alternativos, apoio de helicópteros e batedores. Além disso, são quase 1.500 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica na operação de segurança para os compromissos do torneio olímpico de futebol em Salvador.

Apesar de se tratar da seleção olímpica, os alemães estão em silêncio desde que voltaram ao Brasil pela primeira vez após o marcante 7 x 1. Nesta quarta-feira (3), eles receberão intensa escolta para o treino de reconhecimento da Arena Fonte Nova. O técnico Horst Hrubesch e mais um jogador concederão a entrevista coletiva inaugural em solo brasileiro.

Na quinta-feira (4), a Alemanha estreia no torneio olímpico de futebol contra o atual campeão México. A partida será às 17h (de Brasília), na Fonte Nova. Às 20h, Fiji e Coreia do Sul completam a rodada do Grupo C.

Topo