Olimpíadas 2016

Técnico de vôlei dos EUA na Rio-2016 já se arriscou como ator em Baywatch

Reprodução
Kiraly (à esq) em ação no seriado Baywatch imagem: Reprodução

Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Karch Kiraly, de 55 anos, tem um currículo invejável para qualquer jogador de vôlei. Ele é o único a conseguir ser campeão olímpico tanto na quadra como na praia. São três medalhas de ouro (conquistadas em 1984, 1988 e 1996). Mas, o ex-jogador, hoje treinador da seleção americana de vôlei feminino, brilhou também como ator, quer dizer, se arriscou.

O americano tem em seu currículo participação no seriado Baywatch, conhecido no Brasil como S.O.S Malibu, famosa na década de 90. Mas, mesmos nos momentos de folga, o treinador não abandonou o vôlei.

Entre 1994 e 1995, na quinta temporada do seriado, Kiraly interpretou um jogador de vôlei de praia, antes de conquistar sua medalha de ouro em Atlanta, chamado Kurt. Mas, diferentemente do que aconteceu na vida real, ele acabou perdendo o jogo no seriado para uma dupla que tinha Matt Brody, interpretado por David Charvet, do outro lado.

“Em Baywatch, tive algumas cenas", falou em entrevista no Rio de Janeiro. Ele ainda citou outra produção, da qual não participou, mas que mostrava seu esporte. "Em Top Gun, também teve algumas boas cenas de vôlei".

Mas antes de aparecer em atrações famosas, Kiraly se arriscou em um filme que fez pouco sucesso nos Estados Unidos.

“É engraçado porque jogadores de vôlei atuaram como eles mesmos ou como algum personagem. Uma das primeiras vezes que eu tive uma oportunidade dessas foi em um filme que esteve nos cinemas nos EUA apenas por alguns dias. E foi baseado no nosso time de vôlei de quadra, nas experiências que tivemos. O nome era “Spiker”, você vai ter de buscar. Tinha um personagem chamado “Catch” Viecelli, que aparentemente era baseado em mim. O trabalho do nosso time era fazer figuração. Nenhum jogador tinha uma fala. E também ajudar os atores nas cenas de vôlei. Eles tinham trampolins para conseguirem pular e parecer que estavam saltando de verdade”, completou.

O treinador é um dos trunfos dos Estados Unidos para acabar com a série de vice-campeonato olímpico. As americanas perderam as duas últimas finais para o Brasil. Kiraly assumiu o time depois do ciclo olímpico de Londres e chega ao Rio de Janeiro com status de atual campeão do mundo.

Topo