! Passagem da tocha por São Gonçalo e Niterói tem bombas e três detidos - 02/08/2016 - UOL Olimpíadas

Tocha Olímpica

Passagem da tocha por São Gonçalo e Niterói tem bombas e três detidos

Ana Cora e Felipe Pereira

Do UOL, no Rio de Janeiro

O início do revezamento da tocha olímpica em São Gonçalo e Niterói, cidades da região metropolitana do Rio, foi marcado por tensão e protestos. Três pessoas foram detidas. A Polícia Militar usou bombas de gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes.

Logo no começo da tarde, por volta das 14h45 (horário de Brasília), cerca de 50 pessoas protestaram no ponto de saída do símbolo, na Rua Doutor Alfredo Backer, no centro do bairro de Alcântara, em São Gonçalo. O ato ganhou força na condução da tocha rumo a Niterói, quando cerca de 500 pessoas estavam na manifestação. O coro era "não vai ter tocha".

Três pessoas (duas mulheres e um homem) foram detidas pela polícia, que tentou controlar o tumulto, mas só conseguiu fazê-lo com o uso de bombas de gás lacrimogêneo. O ato impediu a tocha de sair pela cidade, e os agentes da Força Nacional decidiram mudar o local. O revezamento começou a 1 km de distância do local previsto, em frente ao 7º Batalhão da Polícia.

Ana Cora/UOL
Polícia prende manifestante durante passagem da tocha olímpica por São Gonçalo (RJ) imagem: Ana Cora/UOL


Das quatro faixas da Avenida Rio Branco, três estão fechadas. Para evitar confusão, a PM fez uma barreira para que os manifestantes não interditassem também a última faixa, que está liberada.

A tocha começou o seu revezamento no leste fluminense nesta terça pelo município de Rio Bonito passando por Tangua e  Itaboraí - onde também ocorreram protestos.

Tocha olímpica chega em São Gonçalo no Rio de Janeiro

Topo