Natação

Phelps faz 1ª aparição em estádio da Rio-2016, discursa a atletas e treina

REUTERS/Stefan Wermuth
Michael Phelps faz primeira visita a estádio da Rio-2016 imagem: REUTERS/Stefan Wermuth

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Michael Phelps, 31, não é apenas a maior estrela da equipe de natação dos Estados Unidos. Recordista de medalhas na história das Olimpíadas (22, sendo 18 de ouro), o atleta também é uma das referências do país em termos de experiência. Nesta terça-feira (02), em sua primeira aparição no Estádio Aquático Olímpico da Rio-2016, deixou isso claro e fez um pequeno discurso para o restante do time.

Os norte-americanos da natação desembarcaram no Rio de Janeiro na madrugada desta terça-feira, em voo proveniente de Atlanta. Pouco mais de 12 horas depois de terem chegado ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, foram todos ao Estádio Aquático, que fica no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, e será sede das competições da modalidade na Rio-2016.

Inicialmente, o grupo se posicionou em um dos cantos da piscina. Com atletas quietos, uma pessoa do estafe técnico apontava para as diferentes áreas do estádio e “apresentava” a estrutura à equipe. Depois, os norte-americanos caminharam até outra extremidade do tanque, onde Michael Phelps falou por alguns minutos.

Depois de Phelps, Nathan Adrian, 27, falou com o grupo. David Marsh, um dos técnicos responsáveis pela equipe, também. A preleção dos três durou apenas alguns minutos e foi encerrada com um grito de “USA” em uníssono.

Os atletas então iniciaram uma sessão de alongamento no canto da piscina. Phelps, de boné azul, bermuda e tênis, deixou a área de competição nesse instante e voltou logo depois para treinar na piscina principal.

A sessão foi descrita por um funcionário da USA Swimming, entidade que comanda a natação nos Estados Unidos, como uma atividade leve e de reconhecimento. Nenhum dos atletas conversou com jornalistas, e depois da primeira aparição eles se dividiram em grupos entre a piscina de aquecimento e o tanque principal do Estádio Aquático. De acordo com os norte-americanos, Phelps treinou normalmente.

A Rio-2016 será a quinta participação de Phelps em Jogos Olímpicos, algo inédito para um nadador dos Estados Unidos. Ele disputará os 100 m borboleta, os 200 m borboleta e os 200 m medley entre as provas individuais no Rio de Janeiro e ainda pode ser incluído em até três revezamentos (4x100 m livre, 4x100 m medley e 4x200 m livre).

Topo