Olimpíadas 2016

Israel libera uniforme de palestinos para a Rio-2016

Fábio Aleixo/UOL
Atletas Simon Yacoub e Ahmed (Gebrel) ao centro posam ao lado de técnico alemão e da chefe de missão da Palestina Ghayda Abuzazayyad imagem: Fábio Aleixo/UOL

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

A três dias no início dos Jogos olímpicos, os uniformes dos seis atletas palestinos que competirão na Rio-2016 foram liberados pela alfândega israelense, informou o Consulado Geral de Israel em São Paulo.

A delegação estava sem as roupas, que ficaram paradas na alfândega de Israel. Segundo a nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa do Consulado, “a demora na liberação dos uniformes aconteceu porque o oficial da alfândega palestina estava doente e não havia lidado com a questão até esta terça (02)”.

“Hoje (02/08) a alfândega israelense recebeu os detalhes dos palestinos sobre os uniformes. O oficial da alfândega palestina estava doente e não lidou com esta questão até hoje. O Ministério de Relações Exteriores de Israel autorizou a liberação dos uniformes muito rápido (às 10h30 desta manhã – horário de Israel – 4h30 no Brasil) e o problema foi resolvido”, comunicou. 

O caso foi mostrado no domingo pelo UOL Esporte, quando os atletas palestinos fizeram um apelo ao COI e até para países maiores para que conseguissem os uniformes de competição. No dia, o governo israelense negou a possibilidade de um boicote. 

Mesmo com a liberação não há ainda uma data certa para chegada ao país de todo o material confeccionado pela empresa chinesa Peak. 

A Rio-2016 é a sexta olimpíada da Palestina. Serão seis atletas competindo: dois representantes no atletismo, um no hipismo adestramento, um no judô e dois na natação.

 

Topo