Atletismo

Federação Internacional libera Ana Cláudia Lemos para disputar Rio-2016

Lalo de Almeida/Folhapress
Ana Claudia Lemos, atleta da equipe feminina do revezamento 4x100 m imagem: Lalo de Almeida/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

Principal nome brasileiro do atletismo em provas de pista, Ana Cláudia Lemos está confirmada na Rio-2016.  A Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) informou nesta terça-feira (02) que concorda com a punição brasileira aplicada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) sobre caso de doping da velocista e que, portanto, não recorrerá da decisão no CAS (Corte Arbitral do Esporte). 

Lemos recebeu gancho de cinco meses pelo STJD por uso do anabolizante Oxandrolona, flagrado em testes fora de competição. O julgamento ocorreu em maio, mas a punição começou a contar desde a suspensão preventiva, dada em fevereiro. A atleta voltou à ativa em julho e esperava justamente a posição da Iaaf, que poderia contestar a decisão brasileira e levar o caso ao CAS, movimento que poderia deixá-la de fora da Olimpíada. 

A mensagem enviada na última segunda-feira pela Iaaf à CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) é assinada por Thomaz Capdevielle, responsável pelo Departamento Médico e de Controle de Doping da IAAF.

"É importante este comunicado da IAAF, que confirma os procedimentos adotados pela CBAt e dá mais segurança à atleta", diz Martinho Santos, superintendente técnico da CBAt e diretor do torneio de Atletismo dos Jogos Olímpicos do Rio.

Ana Cláudia Lemos voltou a competir após a suspensão em 11 de julho, na Colômbia, e venceu a prova dos 100 m rasos no torneio local com a marca de 11s14, a melhor do Brasil em 2016. O resultado a colocou na 38ª posição do ranking mundial, a segunda melhor entre as sul-americanas - atrás apenas da equatoriana Ángela Tenorio. 

A brasileira levou duas medalhas de ouro no Pan-Americanos de 2011, nos 200 m rasos e no 4x100 m livre. Lemos tem experiência de dois Jogos Olímpicos no currículo: em Pequim-2008, foi reserva do revezamento. Em Londres-2012, participou da final do revezamento, terminando em sexto lugar. 

Topo