Infraestrutura

Faixas olímpicas provocam caos no trânsito do Rio pelo 2º dia consecutivo

Marcelo D. Sants/Framephoto
Faixas olímpicas provocam caos no trânsito do Rio pelo 2º dia consecutivo imagem: Marcelo D. Sants/Framephoto

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

As vias do Rio registram nesta terça-feira (2) mais um dia de muito congestionamento e retenções provocadas pelo funcionamento das faixas olímpicas, que são corredores exclusivos para veículos da Rio-2016. As faixas entraram em vigor na segunda-feira (1º), dia no qual foram registrados engarrafamentos quilométricos em vários pontos da cidade.

Durante a manhã, a situação era crítica na Linha Amarela e na Linha Vermelha, duas rotas de acesso fundamentais que interligam o centro da capital fluminense às zonas oeste e norte, respectivamente. Também houve relatos de congestionamento na avenida Brasil, na autoestrada Lagoa-Barra e no túnel Rebouças.

Já por volta das 17h, quando o fluxo começa a aumentar em virtude do horário do rush, o panorama era ruim na Radial Oeste (entre o metrô de São Cristóvão e a Uerj), no Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, e no elevado Paulo de Frontin, em direção à Praça da Bandeira. As informações são do Centro de Operações da prefeitura.

No segundo dia útil das faixas olímpicas, a Linha Amarela operou com trânsito lento no percurso entre Pilares até a saída para a avenida Brasil, logo cedo. O acúmulo de veículos gerou ainda congestionamento no sentido Barra da Tijuca, zona oeste, da Linha Vermelha até o bairro da Abolição.

De acordo com o Centro de Operações, o cancelamento da faixa reversível da Linha Amarela, alteração que faz parte do esquema especial montado para a Olimpíada, contribui para as péssimas condições de tráfego. A reversível deixou de existir em 25 de julho e só vai retornar ao fim dos Jogos, no dia 22 de agosto.

A fim de evitar a Linha Amarela, muitos motoristas optaram por rotas alternativas, como a estrada Grajaú-Jacarepaguá e a avenida Dom Helder Câmara, o que também tornou mais intenso o tráfego nessas regiões.

Outra mudança realizada por conta da Olimpíada que impacta o trânsito na capital fluminense, em especial na Linha Amarela e na autoestrada Lagoa-Barra, é a faixa olímpica da avenida Niemeyer, que conecta a zona sul carioca à Barra da Tijuca. Desde 31 de julho, a Niemeyer é exclusiva para o uso de veículos da Rio-2016 e para aqueles que se destinam ao Vidigal, aos hotéis e aos condomínios da área.

Topo