Infraestrutura

Atualizada em 02.08.2016 12h47

Bilhete único da Olimpíada "encalha" e preocupa prefeitura

Vinícius Segalla e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Faltando três dias para o início da Olimpíada, o transporte de torcedores pela cidade entrou no radar de preocupações olímpicas da prefeitura. Isso porque as vendas do bilhete único criado especialmente para os Jogos estão bem abaixo do esperado. E, sem esse bilhete, alguns meios de transporte considerados essenciais para o acesso a algumas arenas da Rio-2016 estarão indisponíveis para os portadores de ingressos do evento.

Só o Riocard Olímpico dá direito a viagens na Linha 4 do Metrô do Rio, no trecho zero do BRT TransOeste e na BRT TransOlímpica. Os três sistemas são os mais recomendados para quem pretende chegar ao Parque Olímpico saindo da zona sul ou de Deodoro, por exemplo.

Acontece que poucas pessoas já adquiriram o Riocard específico para os Jogos. Concessionárias de transporte público do Rio colocaram 1,5 milhão de bilhetes à venda. O secretário municipal de Governo, Rafael Picciani, disse nesta terça-feira (2) que esperava que pelo menos 500 mil desses cartões já estivessem sido vendidos. Até agora, porém, foram vendidos 100 mil --ou seja, 20% do estimado.

“Muitas pessoas estão aguardando para comprar o bilhete só quando estiverem indo para as arenas, mas o produto foi criado justamente para ser comprado antes”, afirmou o secretário. “Recomendamos que as pessoas comprem o Riocard para terem mais conforto no deslocamento. ”

“As pessoas devem se planejar com antecedência”, complementou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também nesta terça-feira. “A venda do Riocard está abaixo da esperada. ”

O Riocard Olímpico custa R$ 25 e dá direito a viagens ilimitadas pelo sistema de transporte público do Rio durante um dia. Com o bilhete, o torcedor pode ir e voltar de uma área de competição usando metrô, trem e ônibus, por exemplo, pagando um valor único. Uma passagem de metrô no Rio de Janeiro custa hoje R$ 4,10.

Picciani lembrou que o sistema de transporte do Rio vai estar funcionando plenamente durante a Olimpíada. Portanto, será possível chegar às áreas de competição usando ônibus regulares, ou seja, sem o Riocard Olímpico. Ainda assim, ele recomenda a compra do bilhete. Já o Comitê Organizador Rio-2016 ressalta que torcedores devem evitar o carro ao se dirigirem às competições.

O Comitê Organizador Rio-2016, aliás, havia prometido garantir transporte grátis a portadores de ingresso durante a Olimpíada. A promessa, contudo, não foi cumprida. O diretor de Comunicação do órgão, Mario Andrada, disse que não teme que isso cause problemas aos torcedores.

“Muitas coisas mudaram na preparação do Rio para os Jogos. O transporte é uma delas”, afirmou Mario. “Não achamos que isso será um problema para o torcedor.”

Topo