Quase brasileiro! Americano do vôlei torce para o Flu e curte Ivete Sangalo

Leandro Carneiro
Do UOL, no Rio de Janeiro
UOL
Lee dá entrevista no Rio de Janeiro

David Lee ganhou todas as atenções na primeira coletiva de imprensa do vôlei masculino dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. O americano, campeão olímpico, chegou ao primeiro contato com os jornalistas falando em português e se divertindo. Boa tarde. Tudo bem. Como vão vocês? Essas foram apenas algumas das palavras ditas por Lee.

A relação do americano com o Brasil não é apenas em algumas palavras em português. Ele admitiu que é torcedor do Fluminense, frequentador assíduo da capital carioca e até cantou Ivete Sangalo e Raúl Seixas.

“Levantou Poeira. Me desculpa. Eu amo o Brasil”, falou o jogador citando uma música tradicional das quadras brasileiras.

Na sequência, ele emendou com uma música da torcida do Fluminense. “Vamos, vamos, vamos Tricolor”.

Questionado sobre a preferência pelo Fluminense, Lee não titubeou. “Lógico (que torço). Porque o Fluminense sempre ganha do Flamengo”, brincou.

De acordo com o americano, ele já esteve no Brasil em oito oportunidades, a primeira delas em 2005, para jogar no Rio Grande do Sul. Na última delas, conheceu alguns pontos turísticos como a Pedra da Gávea e Búzios. “É um lugar especial para mim”, falou ao UOL Esporte.

Entre as palavras que sabe falar em português, americano tem uma técnica até para acabar com a sua fome e sua sede. “Como vou ao Fogo de Chão? Mais uma cerveja”, brincou.

Ao ser perguntado sobre as relações com os brasileiros, Lee criou uma nova palavra, desta vez em inglês, para classifica-los.

“Eu não chamo eles de amigos, mas de frienemies (mistura de amigo e inimigo em inglês). Há uma grande rivalidade agora porque o Brasil é um time muito bom. Depois de batê-los a gente chama de amigo, mas antes, inimigos”, se divertiu o atleta.

Lee faz parte da seleção americana desde 2003. Ele conquistou a medalha de ouro em 2008 nos Jogos de Pequim.