Olimpíadas 2016

Atualizada em 01.08.2016 23h05

Faixas olímpicas causam congestionamentos e 582 multas no Rio

Ricardo Borges/Folhapress
Faixa de trânsito exclusiva para veículos credenciados para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro imagem: Ricardo Borges/Folhapress

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro*

O primeiro dia útil de funcionamento das faixas olímpicas dedicadas a veículos credenciados pela organização da Olimpíada de 2016 foi de congestionamentos no Rio de Janeiro. As principais avenidas da cidade que tiveram pistas reservadas para a chamada família olímpica registraram lentidão na manhã desta segunda-feira (1º), quatro dias antes da abertura da Rio-2016.

Os congestionamentos foram mais intensos na Linha Amarela, na Avenida das Américas, na Avenida Ayrton Senna e na Estrada dos Bandeirantes. Todas elas dão acesso à Barra da Tijuca, bairro que concentra o maior número de instalações esportivas da Rio-2016.

De acordo com o Centro de Operações do Rio, no início da tarde, a Estrada dos Bandeirantes tinha mais de 8 km de lentidão. Já a avenida Salvador Allende, que passa exatamente em frente à Vila Olimpica da Rio-2016, tinha outros 8 km de congestionamento.

Ciente dos congestionamentos, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, pediu compreensão aos motoristas cariocas. Em entrevista à TV Globo, Paes disse que durante três semanas o trânsito do Rio terá condições especiais e haverá alguns transtornos.

Paes afirmou ainda que a prefeitura avalia diariamente as condições do tráfego na cidade. Ele não descarta mudanças no esquema de transporte montado para a Olimpíada em caso de necessidade. "A gente pode ir adaptando", disse.

582 multas no domingo

As faixas olímpicas entraram em funcionamento no último dia 25 e tiveram sua validade ampliada no domingo (31). Desde então, uma boa quantidade de motoristas desrespeitou às restrições de tráfego. A Guarda Municipal do Rio informou que 582 multas foram aplicadas (266 no domingo e outras 316 na segunda-feira).

Nesta segunda, a reportagem do UOL Esporte presenciou motoristas circulando em faixas olímpicas em diferentes regiões do Rio nesta manhã. A multa pelo desrespeito à faixa varia entre R$ 85 e R$ 191, e rende pontos na carteira de motorista.

Como funcionam as faixas olímpicas

Existem três tipos de faixas olímpicas: exclusivas, prioritárias e compartilhadas.

Sinalizadas com a marca da Rio-2016 e cor azul tracejada ou contínua, as faixas prioritárias estão nas vias de BRS da cidade, localizadas nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e Centro. Elas estão ativadas desde o dia 25 de julho e funcionarão 24 horas por dia e são para uso da Família Olímpica, ônibus e táxis.

As faixas dedicadas são sinalizadas com a marca da Rio-2016 e a cor verde tracejada ou contínua. Essas são para uso exclusivo da Família Olímpica. Nenhum outro tipo de motorista pode circular por elas. A Linha Amarela é um das via com faixa dedicada.

Sinalizadas apenas pela marca da Rio-2016 na cor verde, as faixas compartilhadas permitem o tráfego de qualquer veículo, mas os motoristas devem dar preferência à Família Olímpica.

Todas as faixas olímpicas funcionarão até o dia 22 de agosto, segunda-feira.

*Com apuração de Beatriz Cesarini, em São Paulo, e Vinicius Konchinski, no Rio

Topo