Olimpíadas 2016

COI diz que Baía de Guanabara está dentro do padrão para os Jogos Olímpicos

AFP PHOTO/IVAN ALVARADO
Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional imagem: AFP PHOTO/IVAN ALVARADO

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

O presidente do COI, Thomas Bach, disse que a água da Baia de Guanabara está nos padrões internacionais de qualidade para receber as competições de Vela. Ele ainda afirmou que os problemas da Vila Olímpica dos Atletas e o atraso da Arena de Vôlei foram preocupações, mas já está sendo resolvida. Afirmou que a Olimpíada será "à la Brasil", depois explicando que isso era pela paixão pelo povo.

"Guanabara tem quatro testes por dia que mostram que a Baía que está de acordo com padrão da OMS (Organização Mundial de Saúde). Houve medidas para remover o lixo", afirmou o presidente do COI.

Segundo ele, o comitê executivo do COI ficou satisfeito com explicações dos organizadores dos Jogos sobre as questões pendentes. Ele admitiu ter ficado bastante preocupado com a Vila Olímpica.

"Em relação à Vila Olímpica, quando sai da Europa, tínhamos notícias preocupantes da Vila por isso decidi ir diretamente para a Vila do aeroporto. Tiveram que me aceitar sem barbear. Quando estive com as missões de cada país, havia uma atitude positiva de atletas", analisou o dirigente.

Posteriormente, ele afirmou que a Arena de Vôlei sobre a qual houve discussões também estará pronta para a Olimpíada. A previsão era que a obra seria concluída nesta segunda-feira.

Enquanto discutia as questões a serem resolvidas, Bach disse que seria uma Olimpíada à la Brasil. Mas depois informou que isso se relacionava à paixão e ao entusiasmo do povo brasileiro.

Topo