Olimpíadas 2016

Abertura da Rio-2016 terá 'assalto' a Bündchen e símbolos clichês do Brasil

Mauricio Stycer e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

A ordem do Comitê Organizador era uma só: "vamos manter o mistério". Assim pediam a apresentadora global Glória Maria e o diretor de comunicação dos Jogos, Mário Andrada, antes do ensaio geral da cerimônia de abertura, neste domingo, no Maracanã - a cinco dias do início oficial da competição.

No entanto, nas arquibancadas, mais de 3 mil convidados acompanhavam tudo que irá rolar no próximo dia 5. E mesmo diante de tantas solicitações, fotografavam e se encantavam com o espetáculo que marcará o início da primeira Olimpíada na América do Sul.

Segundo a Rio-2016, a festa ainda reserva surpresas. "Não mostramos uns 20%", disse Mario Andrada ao UOL Esporte ao final do ensaio.

A apresentação de mais de três horas de duração mostrou uma festa moderna e surpreendeu os convidados pelas projeções em 3D no campo do estádio. Na hora de falar do Brasil, clichês foram repetidos para exaltar a cultura local: MPB, funk, samba, florestas, portugueses, escravos e até um voo da réplica do famoso 14 Bis, de Santos Dumont.

Em meio à exaltação do Brasil, também houve espaço para falar dos problemas. A certa altura, por exemplo, citando a urbanização país, o público ouviu uma versão instrumental de Construção, de Chico Buarque ("morreu na contramão atrapalhando o tráfego").

Reprodução/Instagram
Organização da cerimônia de abertura da Rio-2016 pede para espectadores não tirarem foto do ensaio geral imagem: Reprodução/Instagram

Gisele é destaque ao ser "assaltada"

Outra curiosidade ficou por conta de uma passagem em que a modelo Gisele Bündchen, desfilando ao som de "Garota de Ipanema", foi abordada por um ator em uma simulação de assalto. A mensagem da performance era de paz - o menino se aproximava de Gisele e era perseguido por policiais até retornar para perto da modelo e ser protegido por ela.

A musicalidade, exaltando sempre os artistas brasileiros, será percebida logo no início, quando Paulinho da Viola executará o hino nacional com voz e violão. Na sequência, um espetáculo de dança com centenas de artistas recriará os primeiros momentos da história do país no campo de Maracanã: os símbolos dos primeiros séculos estarão presentes.

Ainda na primeira hora, reservada apenas para os espetáculos artísticos, o voo de uma réplica do avião 14 Bis chamará a atenção de todos. Logo após, o campo fica livre para um desfile de mais de 100 metros de Bündchen. Nesta hora, ocorrerá a simulação do assalto citado acima.

 

Após a violência, o funk apareceu

A violência, seguida de paz, precede um dos momentos que levantou o público neste domingo: o funk cantado pela MC Ludmilla. A apresentação da abertura ainda terá Diogo Nogueira e Zeca Pagodinho na exaltação ao samba. Uma grande dança embalada por "País Tropical" antecede o desfile das delegações - iniciado com aproximadamente 50 minutos de cerimônia.

O samba também estará presente no desfile das delegações. Centenas de ritmistas de escolas de samba do Rio de Janeiro acompanharão os atletas no campo do Maracanã. 

Reprodução/Instagram
Construído e projetado pelo brasileiro Santos Dumont, o avião 14 Bis será um dos destaques da cerimônia imagem: Reprodução/Instagram

Time Brasil tem problema na simulação do desfile

Com aproximadamente 1h30 de duração, o desfile dos atletas aproveitou para responder a uma dúvida: a delegação dos Estados Unidos foi mantida no início deste quadro, ao contrário do solicitado pela emissora americana NBC - pediu a troca para a língua inglesa, onde ficaria no final.

Além do Brasil, último a desfilar, outra delegação foi bastante festejada: o time olímpico de refugiados - penúltimo a passar.

Na entrada do Time Brasil, um erro que não poderá se repetir na próxima sexta. A bicicleta utilizada para carregar a placa com o nome do país perdeu a direção, se atrapalhou e foi colocada de lado. Os figurantes desfilaram pelo Maracanã sem ela.

A sequência da cerimônia marcou os discursos do presidente do COI, Tomaz Bach, e do chefe do Comitê Organizador da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman. A bandeira com os cinco aros olímpicos foi hasteada logo depois, seguida dos juramentos de atletas e árbitros.

Já na parte final, o Maracanã virou uma avenida para um desfile de Carnaval. Mais de 600 representantes de 13 escolas de samba desfilaram pelo meio do gramado, colocando o público para dançar.

No final, o momento mais esperado: a passagem da tocha olímpica e o acendimento da pira. No entanto, mistério total. Apesar do anúncio do protocolo no sistema de som, ele não ocorreu, aumentando ainda mais a expectativa para o dia 5 de agosto de 2016.

Confira a lista de músicos participantes da cerimônia: Paulinho da Viola, MC Ludmilla, Anitta, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Wilson das Neves, Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho e Marcelo D2.

Topo