Olimpíadas 2016

Mural de recados da Vila tem manifestação contra Temer

Fábio Aleixo/UOL
Texto foi escrito em mural na Vila Olímpica imagem: Fábio Aleixo/UOL

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

Apesar de ir contra as regras do COI (Comitê Olímpico Internacional), os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro já tiveram manifestações políticas antes mesmo da abertura do evento. Na manhã deste sábado, a reportagem do UOL Esporte avistou uma mensagem contra o presidente interino Michel Temer no mural de recados da Vila Olímpica.

Localizado na área internacional da Vila, o espaço amanheceu com os dizeres "Fora Temer!!!" escritos. O autor do texto não é conhecido, porém apenas atletas, convidados e jornalistas credenciados podem circular pelo local e deixar mensagens.

Essa não foi a primeira vez que a Olimpíada foi palco de manifestações políticas que contrariaram proibições do COI. Houve, inclusive, momentos de muito mais destaque do que uma simples mensagem em um mural. Uma ocorrência mais marcante foi realizada durante os Jogos de 1968, na Cidade do México.

Na ocasião, os norte-americanos Tommie Smith e John Carlos, ouro e bronze nos 200 m rasos foram ao pódio e ergueram os punhos com luvas pretas, uma manifestação de apoio ao movimento Black Power nos Estados Unidos.

Topo