Olimpíadas 2016

Maratona na Olimpíada terá comediante japonês de 1,51m que é fã de Neymar

Fábio Aleixo/UOL
Hiroshi Neko posa para foto em cenário montado na Vila Olímpica imagem: Fábio Aleixo/UOL

Fábio Aleixo e Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Um comediante de apenas 1,51m e apenas 55 quilos tem grandes chances de ser o atleta mais exótico a participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O participante em questão é Hiroshi Neko, um japonês de 38 anos de idade que representará o Camboja na prova da maratona, que será realizada apenas em 21 de agosto, último dia da disputa da Olimpíada.

Naturalizado cambojano desde 2011, Neko foi escolhido para representar o país em maio após vencer uma maratona no país com o tempo de 2h44min02s, 14 minutos mais rápido que o segundo colocado. Apesar de a marca ser muito superior às 2h19min exigidos pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF), ele entrou na cota de convites da entidade.

"Estou muito feliz de estar aqui e sou muito grato ao Camboja por me dar esta oportunidade", afirmou Neko ao UOL Esporte enquanto passeava pela Vila Olímpica.

Se no Camboja ele é famoso por causa de suas aventuras no atletismo, em seu país natal é um dos principais comediantes e atração em emissoras de TV como a NHK e a Fuji TV, as maiores do Japão. Tanto que na sua chegada ao Brasil na quinta-feira roubou a cena e concentrou toda a atenção dos jornalistas em meio ao desembarque de grande parte da delegação japonesa na noite de sexta-feira no Aeroporto do Galeão.

Fábio Aleixo/UOL
imagem: Fábio Aleixo/UOL

Por causa do trabalho como comediante, Neko precisa dividir o seu tempo. Vive parte do tempo em Tóquio e outra parte nas cidades de Phnom Penh e Siem Reap, as duas maiores do Camboja.

Neko não fala inglês e teve dificuldades para conseguir conversar com a reportagem, mas sempre demonstrou o bom humor que o caracteriza. Quando questionado sobre o que conhecia do Brasil, não titubeou em apontar seus ídolos.

"Neymar. Ele é uma superestrela. Gosto também de Rickson Gracie", disse Neko em referência ao lutador de jiu-jitsu que fez muito sucesso no Japão durante a década de 90.

Neko, cujo nome real e que ostenta em sua credencial é Kuniaki Takizaki sabe que ganhar uma medalha no Rio de Janeiro é impossível, mas ele traça uma meta bastante ousada: melhorar em quase três minutos o melhor tempo de sua carreira, registrado há quatro anos em uma maratona na cidade japonesa de Oita. Na ocasião, marcou 2h30min26.

"Quero correr para duas horas e 27 minutos", disse Neko.

Ele já deveria ter participado dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Também havia sido escolhido pelo Comitê Olímpico Cambojano mas foi barrado pela Iaaf por ter deixado de lado a cidadania japonesa menos de um ano antes do fim do término das inscrições. 

Topo