Olimpíadas 2016

Em "clima anos 90", nadadores trocam tablets por War e Imagem e Ação

Divulgação
Orientados a desligarem o celular, atletas da equipe de natação jogam War no chão do hotel imagem: Divulgação

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

O hotel da equipe de natação brasileira tem um lado meio "old school" que lembra os anos 80 e 90. Para melhorar o foco da equipe, os atletas são orientados a desligarem tablets e celulares, principalmente no período noturno. A intenção é diminuir o tempo em redes sociais e sites de notícias, evitando que os nadadores alimentem a ansiedade para a participação nos Jogos Olímpicos.

Representante brasileiro nos 50 m livre e responsável por deixar Cesar Cielo fora da Rio-2016, Ítalo Manzine confirmou que há um pedido para diminuir o tempo no celular. Ele falou que as redes sociais são uma forma de contato com o público, mas que comunicou aos fãs que é hora de focar nas Olimpíadas. Melhor assim, porque o treinador está atento.

“Fica bem de olho. Não só o treinador. Tem toda a comissão técnica. Passou das 22h, eles pedem para cortar mesmo".

Responsável por três atletas, Mirco Cevales disse que solicitou aos seus comandados para desligarem os celulares e procurarem outras formas de distração. O resultado esperado em ficar afastado das novidades olímpicas é chegar com o lado psicológico mais leve para a disputa da Rio-2016.

A iniciativa levou a equipe a buscar distração em jogos que faziam sucesso nos anos 80 e 90. Cubo mágico, War, Imagem e Ação e outros jogos de tabuleiro entraram no lugar do Instagram, Facebook e Snapchat. Joana Maranhão contou que na noite desta sexta-feira estava previsto uma disputa de Imagem e Ação envolvendo todos os 36 atletas.

Divulgação
Nadadores tiraram foto do tabuleiro para continuar jogo de War no dia seguinte imagem: Divulgação


Na noite anterior, ela e outros nadadores estavam sentados no chão terminando uma partida de War que começou na noite de quarta-feira. Como todos precisam dormir a 1h, uma foto do tabuleiro foi tirada para reiniciar a partida no dia seguinte. A atleta conta que não teve o melhor dos desempenhos.

“Eu fui com muita sede ao pote e fui assassinada muito rápida no War. Infelizmente. Fiz uma estratégia errada. Quem ganhou foi o Miguel (Valente), ele mandou muito bem".

Joana justifica que ser estrategista é característica de fundistas como Miguel, que competirá nos 1500 m. Ela lembra que tinha como objetivo derrotar o exército vermelho, mas foi eliminada logo na terceira rodada do segundo dia.

Ítalo Manzine escolheu outra distração. O nadador preferiu o cubo mágico, companheiro de quando era mais novo. Ele contou que conseguia completar o cubo no passado, mas agora está patinando. "Ainda não aprendi a montar, mas já consegui montar um lado".

Além de manter os nadadores longe de qualquer possível pressão, os jogos de tabuleiro contribuem para regular o horário de dormir dos atletas. As provas de natação estão marcadas para começar às 22h e a intenção é que o organismo queira descansar a 1h. A luminosidade de tablets e celulares mantém o corpo ativo e atrapalham este objetivo. Mais um ponto para War, Imagem em Ação e outros jogos antigos.

Topo