Olimpíadas 2016

Casal delator de esquema russo diz que Rio terá atletas dopados competindo

AP Photo/Aleksander Chernykh
Yulia Stepanova, russa que denunciou esquema de doping de seu país imagem: AP Photo/Aleksander Chernykh

Do UOL, em São Paulo

Delatores do esquema de doping da Rússia, Yulia e Vitaly Stepanov concederam uma entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo" em que dizem que haverá atletas dopados competindo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Segundo eles, não há motivos para acreditar que haverá a disputa de uma edição limpa. A entrevista, segundo a reportagem, foi concedida pela casal, via Skype, de algum lugar da América do Sul, e teve Vitaly Stepanov como principal porta-voz.  

“Os atletas ainda fazem parte do sistema de doping. Sempre foi o caso dos Jogos Olímpicos. Nunca houve uma Olimpíada limpa e não há motivo para pensar que o Rio será limpo. Infelizmente, atletas dopados estarão competindo”, disse Vitaly.

“Eles não querem a verdade. Querem mostrar ao mundo que tudo está bem e que tudo deve ser encoberto. Eles preferem esconder qualquer coisa negativa. Problemas significam perda de dinheiro. O COI não está sendo administrado a partir de valores olímpicos. O dinheiro está prevalecendo e, em algum lugar, eles jogaram os valores olímpicos”, completou.

Yulia, que é atleta, e Vitaly Stepanov, que trabalhava para uma organização antidoping russa, forneceram documentos que permitiram a revelação do escândalo que acabou com a suspensão que tirou o atletismo do país dos Jogos Olímpicos. Yulia também está vetada da Olimpíada por ter sido pega no antidoping.

Vitaly disse que já esperava que isso acontecesse. “Yulia estava dormindo e eu recebi a ligação do COI. No início, não entendi o que diziam. Só depois entendemos que o que fizeram era nos excluir. Ficamos decepcionados. Mas, no fundo, eu já esperava. A realidade é que não queriam ouvir nossa história. Não foram amistosos conosco. A mensagem era clara: somos um problema para o COI. Era isso que líamos nas entrelinhas", completou.

Topo