Olimpíadas 2016

Alarme falso de incêndio em prédio assusta atletas alemães e irrita Comitê

Fábio Aleixo/UOL
Alerta soou em mais de um andar de prédio imagem: Fábio Aleixo/UOL

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

Não é só a Austrália que sofre com os problemas de organização da Vila Olímpica. Neste sábado (30), a delegação da Alemanha teve a surpresa desagradável de acordar durante a madrugada com o barulho de alarme falso de incêndio, que assustou atletas e irritou o comitê alemão. 

De acordo com apuração do UOL Esporte, os alarmes tocaram apenas em alguns andares e alguns atletas acordaram assustados e deixaram o prédio. Demorou cerca de 30 minutos até que a situação fosse normalizada.

O chefe de comunicação da delegação, Ulrike Spitz, protestou a respeito do ocorrido. "Alarmes foram mesmo disparados durante a noite. Muitos testes estão sendo feitos. Claro que são importantes, mas já passaram do limite”, criticou.

Segundo o Comitê Rio 2016, o disparo do alarme não foi um teste, uma vez que os testes agendados e ocorrem durante o dia, sempre com a presença de dois representantes da delegação. Os organizadores confirmam o alerta, que foi acionado por um sensor de fumaça, o que mobilizou o deslocamento de uma equipe de suporte, e que a causa dele ainda está sob apuração.

O alarme pegou de surpresa Moritz Füste, jogador de hóquei sobre a grama e porta-bandeira do país, reclamou do ocorrido no Twitter. “Alarme de incêndio às 3h30 no prédio da Alemanha. Uma boa mudança de ambiente. Vamos ver quem dorme agora. Por sorte um alarme falso”, escreveu o atleta, em alemão.

Spitz reforçou que a delegação alemã pediu explicações sobre os ocorridos à organização. “Comunicamos isso ao Comitê Organizador e esperamos que estes testes finalizem no máximo até o começo da próxima semana. Isso não pode acontecer durante a competição, pois pode atrapalhar o sono de muitos atletas. Precisam resolver logo", concluiu o dirigente.

Na sexta-feira (29), a delegação australiana foi obrigada a evacuar seu prédio por causa de um princípio de incêndio. Neste caso, os alarmes funcionaram corretamente, reagindo a caixas de papelão que pegaram fogo no subsolo do edifício e dispararam o alerta.

Topo