Futebol

Sete respostas que se espera do amistoso olímpico entre Brasil x Japão

Lucas Figueiredo/MoWa Press
Gabriel está confirmado em ataque da seleção brasileira em Goiânia imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press

Dassler Marques

Do UOL, em Goiânia

A melhor preparação da seleção brasileira olímpica na história chega à reta final. Neste sábado, o Estádio Serra Dourada será palco de Brasil x Japão a partir das 16h30 (de Brasília), o que representa o oitavo jogo da equipe Sub-23 sob o comando do treinador Rogério Micale. Este é o único, claro, com todos os 18 jogadores chamados por ele para os Jogos Olímpicos.

Os desafios estão diante de todos, que esperam confirmar as impressões positivas sobre a equipe brasileira em 12 dias de trabalhos em Teresópolis e Goiânia. Uma partida convincente diante do Japão pode responder as seguintes perguntas:

Como Neymar vai se comportar nesse novo momento?

Elogiado por seu comportamento desde o começo da preparação olímpica, o atacante ganhou a braçadeira de capitão de Rogério Micale. A expectativa da comissão é que as responsabilidades em termos de liderança estejam divididas. Na era Dunga, Neymar teve comportamento e atitude longes de serem elogiadas.

Qual o efeito dos treinamentos na montagem da equipe?

Ao todo, foram 12 dias de preparação em Teresópolis e em Goiânia. Micale recebeu jogadores que conhecia e já havia treinado na sub-23, mas outros que nunca havia tido contato: Fernando Prass, William, Marquinhos, Renato Augusto e Neymar. O amistoso irá servir para uma melhor impressão sobre quão avançado está o processo de formação de equipe.

Como Micale vai lidar com tantos holofotes?

O treinador da seleção olímpica recebeu o maior desafio de sua carreira após alguns anos de trabalhos nas divisões de base. Micale, que parece muito bem aceito por jogadores e direção da CBF, a exemplo de torcedores e jornalistas, estará em foco maior a partir de agora. O desafio de vencer a medalha de ouro inédita foi colocado sobre seus ombros.

Tite terá alguma interferência no trabalho?

O treinador da seleção principal estará no Serra Dourada para assistir ao jogo com o auxiliar Cléber Xavier. Os dois, além do auxiliar Matheus Bachi, acompanharam praticamente toda a preparação in loco, em revezamento. A promessa é de que Tite irá manter distância das principais decisões, mas o próprio Micale já disse que irá se aconselhar com ele em algum momento.

Rafinha está mesmo recuperado? E Fernando Prass?

Sem jogar 90 minutos desde setembro de 2015, porque fez cirurgia no joelho, Rafinha precisa confirmar a evolução que apresenta nos treinamentos. Ele trabalhou nas férias após ser cortado da Copa América e é aposta de Micale para ser volante com Thiago Maia. Já o goleiro palmeirense fará teste antes do jogo. A comissão indicou que pode ser poupado.

Qual será o papel para Renato Augusto?

Último a se apresentar para a preparação, Renato será reserva no amistoso, mas deverá entrar no segundo tempo. Segundo indicou o treinador, Felipe Anderson e ele disputam posição como meia-atacante mais avançado. Felipe, com seis jogos, está entre os mais assíduos dos compromissos do time olímpico, junto de Gabigol e Gabriel Jesus.

O quarteto de atacantes é possível?

Luan foi muito testado nos treinamentos ao lado de Neymar, Gabriel Jesus e Gabigol. A tendência é que essa seja uma alternativa de segundo tempo a ser considerada por Micale, mas que deixa o time muito ofensivo. Essa formação, conforme indicou Rodrigo Caio em entrevista, pode expor a defesa em demasia.

BRASIL X JAPÃO

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Data e hora: 30/07 às 16h30

Brasil: Uílson (Fernando Prass); Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Thiago Maia e Rafinha; Gabriel, Felipe Anderson e Neymar; Gabriel Jesus. Treinador: Rogério Micale.

Japão: Nakamura; Muroya, Shiotani, Ueda e Fujiharu; Endo e Harakawa; Yajima, Nakajima e Minamino; Koroki. Treinador: Tadahiro Akiba

Topo