Olimpíadas 2016

Atualizada em 29.07.2016 15h46

Rio entrega reurbanização da Vila Autódromo uma semana antes da Rio-2016

Júlio César Guimarães/UOL
Reurbanização da Vila Autódromo foi concluída dias antes do início da Rio-2016 imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro concluiu nesta sexta-feira (29) a reurbanização da Vila Autódromo, bairro que teve 96% de suas habitações removidas por causa dos Jogos Olímpicos. Vinte casas foram entregues para serem ocupadas por famílias que se negaram a deixar a Vila durante o processo de remoção.

As casas foram vistoriadas e apresentaram alguns problemas em seu acabamento, segundo moradores. Mesmo assim, foram ocupada sob a promessa de futuros reparos.

"O prazo está expirando, então foi feito na correria", disse Luiz Cláudio da Silva, morador da Vila Autódromo. "A gente estava reivindicando um acabamento melhor, parte estética. Mas eles querem deixar tudo pronto para as Olimpíadas. Resolvemos aceitar."

Segundo a prefeitura, até 2014, a Vila Autódromo abrigava 824 famílias. O bairro fica exatamente ao lado do Parque Olímpico da Rio-2016. Alegando a necessidade de obras viárias na região, o município iniciou o processo de remoção da comunidade.

Até março de 2016, 799 famílias deixaram a Vila Autódromo: uma parte delas ganhou apartamentos num condomínio construído por meio do programa Minha Casa Minha Vida e outra parte foi indenizada. Outras 25 famílias, entretanto, rejeitaram todas as propostas da prefeitura e insistiram em ficar no bairro.

O prefeito Eduardo Paes, então, um anunciou plano de reurbanização da Vila Autódromo. Ele iniciou a construção de novas casas para os moradores remanescentes do bairro e prometeu entregá-las, junto com toda a infraestrutura de um novo bairro, antes do início da Olimpíada de 2016, que começa no dia 5 de agosto.

A entrega das novas casas da Vila chegou a ser marcada para a sexta-feira (22) e depois na terça-feira (26). Na terça, moradores não quiseram receber os imóveis por pendências no plano de reurbanização da vila.

Nesta sexta-feira, faltando sete dias para o início da Olimpíada, os imóveis foram finalmente entregues. As casas e a reurbanização custarão R$ 5,6 milhões à prefeitura.

Topo