Olimpíadas 2016

Neymar muda atitude da era Dunga e recupera status em 10 dias na seleção

Lucas Figueiredo/MoWa Press
Neymar em treino da seleção brasileira olímpica imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press

Dassler Marques

Do UOL, em Goiânia

Disciplina, simplicidade, liderança e bons treinamentos. Com esses aspectos, Neymar chega ao primeiro amistoso da seleção olímpica, sábado contra o Japão, de imagem parcialmente refeita para os Jogos Olímpicos. Eleito capitão pelo treinador Rogério Micale, ele teve coroado um período em que se posicionou como, de fato, protagonista do time brasileiro.

Em atividade aberta ao público goiano nesta sexta, no Serra Dourada, Neymar foi o principal responsável por levar 8,6 mil torcedores - 10 toneladas de alimentos foram arrecadadas. Ele foi o mais celebrado, como de costume, e levantou o público ao marcar um golaço de canhota, de fora da área, durante o rachão. Renato Augusto e ele, por sinal, é que escolheram as equipes. Depois, quando errou finalização, Neymar acabou vaiado e até pediu desculpas. Pareceu mesmo o capitão do time. 

Questionado nos últimos meses, Neymar fez quase tudo diferente no período olímpico. Foi um dos primeiros jogadores a se apresentar na Granja Comary, teve comportamento elogiado por todos os companheiros, atendeu o público de forma atenciosa nos treinamentos abertos e, segundo Rogério Micale, abraçou os mais jovens como um atleta já experiente aos 24 anos.

Se não bastasse os atributos extracampo, o atacante do Barcelona tem feito ótimos treinamentos. Escalado pelo treinador na posição em que prefere atuar, pela ponta esquerda, fez o lateral colorado William ter trabalho dobrado. Marcou muitos gols e se afinou com Gabriel e Gabriel Jesus. Com o novo treinador, Rogério Micale, levou longos papos à beira do gramado durante e ao fim das atividades. 

Já na era Dunga, Neymar havia terminado em descrédito. Se ausentou de uma série de jogos importantes por suspensões, como contra o Paraguai, pelas Eliminatórias. Curtiu baladas – e publicou fotos delas – durante esses períodos. Em alguns momentos, se apresentou à seleção depois da maioria dos atletas. Dentro de campo, em meio a uma equipe que jamais convenceu, também não fez a diferença. 

Em sua entrevista coletiva na terça, Neymar deixou no ar certa mágoa com o antigo treinador. “É difícil falar o que mais aprendi. Cada treinador tem a sua filosofia, a sua maneira de trabalhar. Tem uns que são mais defensivos e outros mais ofensivos, isso não compete a mim. Eles são mais experientes e sabem o que fazem. Agora terei o prazer de trabalhar com o Tite, espero que ele devolva a seleção para o lugar que deve ser dela”.

Brasil confirmado para amistoso

A seleção brasileira enfrenta o Japão às 16h30 (de Brasília) do sábado e já tem time encaminhado. A dúvida entre Fernando Prass ou Uílson será desfeita apenas a horas do jogo. A equipe é: Uílson (Prass); Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Thiago Maia e Rafinha; Gabriel, Felipe Anderson e Neymar; Gabriel Jesus. Renato Augusto ficará entre os reservas. 

Topo