Olimpíadas 2016

Comentaristas na TV detonam escolha de Neymar para capitão: "pior possível"

Lucas Figueiredo/MoWa Press
Neymar será o capitão da seleção olímpica na Rio-2016 imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press

DO UOL, em São Paulo

A opção do técnico Rogério Micale em escolher Neymar para ser capitão da seleção olímpica de futebol foi bastante criticada por analistas de futebol na TV. Para Roger Flores, o próprio deveria ter abdicado do posto. 

"Eu, se fosse o Neymar, quando se apresentou, chegaria e [diria]: 'Micale, pra não te deixar numa situação desconfortável, cara, tira essa faixa de mim, dá para outro jogador, pro Fernando [Prass], Renato [Augusto], Marquinhos [zagueiro]. Eu não vou ficar chateado, vai ser melhor para mim, pessoal aí vai dar menos pancada, se preocupar mais com o que fizer jogando em campo'. Só que isso não aconteceu, e aí será que o Micale teria força de falar 'você quer, mas meu capitão é outro'?", analisou a situação Roger Flores, no programa "Seleção Sportv".

"Péssima escolha. Neymar é um jogador espetacular, um dos três melhores do mundo, mas o considero um péssimo capitão pra seleção brasileira. Não acredito nele, na capacidade de liderança, de convencimento dos seus companheiros dentro de campo. Foi um capitão ruim na seleção principal, ele não precisa disso e o Fernando Prass seria um capitão muito melhor do que ele", opinou ali o também comentarista, Lédio Carmona.

"Capacidade técnica não pode definir o posto de capitão da seleção. A Argentina também erra quando escolhe o Messi. É a força do marketing, o futebol moderno. Cristiano Ronaldo é o capitão de Portugal. É outro que não vejo, até melhorou, papel dele na final da Eurocopa foi legal, como líder. Acho que o marketing tá determinando isso aí", acrescentou.

Sérgio Xavier foi outro analista a criticar a escolha. Para ele, a pior possível, pela imagem que Neymar tem junto aos árbitros. "Tem uma liderança que serve para comunicação, sobretudo com o juiz, e aí o Neymar é o pior capitão possível, porque todos os juízes do planeta o identificam como jogador que cai demais, encena, exagera no movimento. Não é o Neymar que deve conversar com o juiz, jamais, tem que ser outro", enfatizou.

"O Neymar, pelos últimos jogos dele na seleção, não tem merecido, não tem sido equilibrado dentro de campo, se irritado muito. Deixa ele fora dessa parada", clamou Xico Sá, pela manhã, no programa "Redação Sportv", opinião compartilhada pelo colega jornalista e escritor, Ruy Castro.

"Supõe-se que o capitão seja alguém mais adulto, mais maduro, com uma capacidade de liderança sobre os outros, ou seja, alguém que seja um pouco mais equilibrado. Fato de ser muito caçado em campo, perseguido, chutado, ele tende a se irritar", alertou.

"Eu acho um equívoco. Deixa o Neymar sem essa responsabilidade, não precisa ter essa atribuição. O que você quer ver do Neymar é ele lá em campo, jogando futebol, e dá essa atribuição pra outro", sugeriu na atração matinal Paulo César Vasconcellos, comentarista do Sportv. 

"Para mim o Neymar não é líder para ser capitão", comentou Neto no seu programa "Os Donos da Bola", também contra a indicação do atacante para o posto. "Ele pode ser o líder para fazer os gols, ser uma referência técnica dentro de campo. Se eu sou o treinador, coloco ele de [camisa] 11, não dou a faixa para ele [e falo]: 'Quanto menos responsabilidade tiver para você, Neymar, melhor'."

Topo