Olimpíadas 2016

COB abre exceção e casal do tiro divide mesmo quarto em Vila Olímpica

Fabio Aleixo/UOL
Casal Felipe Wu e Rosane Budag na Vila Olímpica imagem: Fabio Aleixo/UOL

Fábio Aleixo e José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

Representantes do tiro esportivo do Brasil na Olimpíada do Rio e os primeiros atletas do país a disputarem uma medalha já no dia 6 de agosto, Felipe Wu e Rosane Budag formam um dos vários casais da delegação brasileira nos Jogos. E os dois não se separam nem na hora de dormir na Vila. 

Namorando há dois anos e meio, eles receberam uma autorização especial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para dividirem o mesmo quarto no apartamento reservado para a equipe de tiro esportivo. Pelas regras da entidade, homens e mulheres não compartilham quarto. Como as camas são de solteiro, eles as juntaram.

"Eles formam um casal e tivemos esta sensibilidade. Eles nos pediram para ficar juntos e não vimos nenhum tipo de problema", afirmou ao UOL Esporte, Marcus Vinícius Freire, diretor-executivo do COB.

"Conseguimos ficar no mesmo apartamento e isso é muito bom, pois conseguimos manter a rotina que temos fora da daqui. Já passamos muito tempo juntos e estamos acostumados. Então está sendo muito bom. Isso ajuda bastante", afirmou Rosane.

"É muito bom poder estar junto. O tiro é um esporte muito mental. Quando o coração vai bem, a cabeça também funciona bem (risos)", disse o atirador. "Esta relação nossa é muito boa. Seria complicado ter um namoro com alguém que não fosse do esporte e entendesse a rotina", disse Felipe.

O atirador vive, estuda e treina em São Paulo, enquanto a parceira mora e pratica em Curitiba. Eles ficam separados entre segunda e quinta-feira e se unem na sexta-feira para passar o fim de semana, uma vez na cidade de cada um.

Felipe tem 24 anos e competirá em duas provas na Olimpíada. pistola de ar de 10m e pistola de 50m. A namorada Rosane, de 42, participará na carabina de ar de 10m e na carabina de 50m. A primeira prova será também a que dará a primeira medalha da Olimpíada carioca.

Por causa dos horários próximos das provas, no dia 6, Felipe não conseguirá ver a amada atirando. Mas promete ficar acompanhando a amada pela internet. Já ela estará atrás do estande de tiro dele após encerrar a sua participação.

"Este apoio é muito importante. Por ser um esporte mental, só de ele ver que estou ali, ajuda bastante. E acho que ele tem grandes chances de conquistar uma medalha", disse Rosane.

E a esperança não é à toa. Felipe tem evoluído bastante ao longo dos últimos anos e obtido títulos em Copas do Mundo. Atualmente, ocupa a primeira colocação do ranking mundial.

 

Topo