Olimpíadas 2016

Cavalos olímpicos terão rampa de R$ 1 milhão em chegada para Rio-2016

Tony Parkes/Jon Stroud Media
Cavalo é transportado para o Rio de Janeiro imagem: Tony Parkes/Jon Stroud Media

Leandro Carneiro e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Trinta e quatro cavalos entre os 236 cavalos esperados chegarão ao Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira (29) para a disputa dos Jogos Olímpicos. Um esquema especial foi armado para transportar os equinos, incluindo uma rampa de R$ 1 milhão para receber os animais na chegada à cidade.

A rampa milionária servirá como uma "ponte" entre a aeronave e o caminhão que transportará os cavalos para a região onde eles ficarão hospedados. A logística foi pensada para que os animais não tenham contato com o solo da pista do aeroporto, preservando-se desta maneira.

Toda a operação ocorrerá no setor de desembarque de cargas do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão). Ao todo, foram feitos nove embarques, em três países diferentes, para transportar os animais.

Cada equino recebeu palete personalizado em aviões específicos para carga. Os cavalos embarcaram na manhã desta sexta em três centros de embarque: Stansted (Grã-Bretanha), Liege (Bélgica) e Miami (EUA).

Os cavalos competidores e seus cavaleiros representarão 43 nações de todo o mundo nas modalidades olímpicas de Adestramento, Salto e CCE.

O tempo estimado do voo de Stansted para o Rio de Janeiro é de 11h40min.

Os cavalos que participarão do CCE (concurso completo de equitação) da Grã-Bretanha, Irlanda, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Zimbábue, Brasil, Japão, Itália e China estão a bordo do voo da sexta-feira saindo de Stansted.

Detalhes do voo de Stansted:

·   Tempo estimado de voo: 11 horas e 40 minutos

·   Dados da aeronave: Emirates SkyCargo Boeing 777-F

·   17.500 kg de carga equina

·   515 kg peso médio de um cavalo de CCE

·   9.900 kg de equipamentos equestres

·   6.000 kg de alimentos (para consumo durante os Jogos) 

Topo