Olimpíadas 2016

Atualizada em 29.07.2016 14h48

Selfies proibidas: Bolt se incomoda com assédio e Jamaica isola hotel no RJ

Pedro Ivo Almeida/UOL
Livre dos assédios, Usain Bolt caminha pelo saguão do hotel que o hospeda no Rio de Janeiro imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Usain Bolt chegou sorridente ao Rio de Janeiro. Tão logo desembarcou, na última quarta-feira (27), posou para fotos e falou rapidamente. No dia seguinte, interagiu com a imprensa que acompanhava sua rotina e fez sinais positivos ao ser fotografado na chegada e saída do primeiro treino. Mas foi só. O astro jamaicano se incomodou com tamanho assédio em suas primeiras horas na cidade olímpica e pediu que isso fosse revisto.

E os responsáveis pela logística da Jamaica atenderam. Nesta sexta (30), o hotel que serve de base para a delegação do atletismo do país amanheceu com segurança reforçada - o que não houve na quinta - grades fechadas e uma preocupação excessiva em deixar o local livre para Bolt e seus companheiros. Funcionários do local também receberam novas orientações.

A ideia do bicampeão olímpico dos 100m, 200m e 4x100m é ter o máximo de privacidade neste início de preparação para os Jogos Rio-2016. Apesar de toda a simpatia habitual ao cruzar com imprensa e fãs, o velocista não quer mais esse tipo de contato constantemente. 

Na rotina, apenas treinamentos - sempre fechados - e alguns momentos de descontração com companheiros na área comum do hotel. Bolt cancelou até mesmo uma visita que faria à Vila Olímpica da Mangueira - comunidade carente na zona norte do Rio de Janeiro - para focar nas atividades de preparação. 

Selfies proibidas

A blindagem excessiva no hotel pôde ser verificada na tarde desta sexta (29). Se na quinta (28) não havia qualquer esquema especial, desta vez seguranças cercavam o astro e impediam qualquer aproximação. Um hóspede tentou registar uma imagem com o ídolo e foi empurrado. 

Sem gente por perto, Bolt caminhou livremente de seu quarto até o ônibus, passando pelo saguão, a caminho do treino vespertino.

Além da tranquilidade do hotel, que fica a menos de 500 metros do Aeroporto Internacional do Galeão, a Jamaica decidiu colocar os astros do atletismo longe da Vila Olímpica para se aproximar do local de treinos. A hospedagem está a menos de 10 minutos do Centro de Educação Física Adalberto Nunes (Cefan), onde a equipe treinará durante os Jogos. 

O local de treinos, aliás, também está fechado para imprensa e fãs. Como já fez no primeiro dia de atividades, a Jamaica deixará o local para que os atletas treinem com tranquilidade. A ideia, adotada por quase todos os grandes países, visa dar maior tranquilidade sobre horários de treinos - já que, nas instalações oficiais dos Jogos, as atividades são restritas e divididas entre todas as delegações. 

Topo