Olimpíadas 2016

Austrália pede e terá um bombeiro por andar após princípio de incêndio

Fábio Aleixo/UOL
Prédio da Austrália na Vila Olímpica imagem: Fábio Aleixo/UOL

Fábio Aleixo e Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Austrália terá um bombeiro por piso em seu prédio na Vila Olímpica. A medida foi solicitada pela delegação após o princípio de incêndio ocorrido nesta sexta-feira (29) – não houve feridos, mas os atletas e oficiais precisaram deixar o local por um breve período.

“Fizemos a solicitação, sim, e pedimos um bombeiro por piso. Não pensamos em deixar a Vila. Está tudo certo agora e o pedido será atendido ainda hoje”, afirmou ao UOL Esporte Mike Tancred, assessor de imprensa da Austrália.

O motivo do pedido seria o fato de os alarmes de incêndio supostamente não terem funcionado no momento do incêndio. O Comitê Organizador, no entanto, afirma que os alarmes haviam sido desligados, pois havia um teste de alarme do condomínio no momento em que o problema teve início.

A entidade que organiza a Rio-2016 confirmou a colocação de um bombeiro e por andar já nesta noite e a permanência no edifício até que os alarmes sejam totalmente testados. Além disso, haverá um endurecimento no controle de pessoas que fumam em área proibidas.

AUS Olympic Team/Twitter
imagem: AUS Olympic Team/Twitter

O incêndio desta sexta-feira se iniciou por causa de caixas de papelão velhas que pegaram fogo no subsolo do prédio. A fumaça subiu pelo exaustor e chegou até os andares. As causas ainda estão sendo apuradas.

A delegação da Austrália tem sofrido com problemas em seu prédio na Vila Olímpica. No início da semana, os australianos chegaram a abandonar o local por causa de problemas, como vazamentos e fios elétricos expostos.

Eles voltaram para a Vila Olímpica na quarta-feira (27) e entregaram um canguru ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O político havia dito que iria colocar o animal símbolo da Austrália na entrada do edifício para que eles "se sentissem em casa". Mais tarde, Paes se desculpou e reconheceu os problemas no local.

Topo