Olimpíadas 2016

Atualizada em 29.07.2016 12h17

Alegria toma conta em boas vindas às primeiras nações apresentadas na Vila

José Ricardo Leite/UOL
Atletas de países nanicos caíram na dança ao som de "é hoje" imagem: José Ricardo Leite/UOL

Fábio Aleixo e José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Vila Olímpica viu nesta sexta-feira, uma semana antes da cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a apresentação e hasteamento de bandeira das primeiras delegações hospedadas para os Jogos: Botswana, Ilhas Maldivas e Malawi.

Essa cerimônia é tradicional em edições olímpicas e ocorrerá com todas as delegações, com o hino de cada uma delas. A apresentação na Vila do Rio faz um passeio pela história da música brasileira. Passando por todas décadas  e ritmos e músicas famosas como Expresso 222, Do Leme ao Pontal, Caetano Veloso, Tim  Maia e Clara Nunes. A flora brasileira também ganha destaque com um cenário que lembra a selva amazônica.

"A ideia é fazer um passeio pela história da cultura e música brasileira, com todos os ritmos. Apresentar esta cultura a quem está visitando o país", afirmou ao UOL Esporte Patrick Sampaio, roteirista, coreógrafo e  diretor da cerimônia.

As três nações de hoje são “nanicas” em termos de contingente mobilizado para os Jogos. Malawi tem apenas atletas, e Maldivas só dois. Já Botswana vem com um grupo um pouco maior, com 14 atletas.

Os competidores estavam todos sorridentes e não disfarçavam a satisfação em serem os pioneiros a abrir as apresentações oficias no complexo de hospedagem das delegações. Mesmo em pequeno número, mostravam orgulho pelo momento. Até caíram na dança com os apresentadores.

“É muito legal estar aqui, um sonho. O Brasil tem uma atmosfera incrível de energia, as pessoas são muito amigáveis. E, junto de tudo isso, tem comida muito boa aqui”, falou Gavin Mogopa, atleta do judô de Botswana.

A maratonista Tereza Master, de Malawi, também relatou a emoção pelo momento de abrir a primeira cerimônia oficial de atletas. “Estou muito feliz por estar aqui", disse.

"Foi incrível, adorei a música brasileira e a festa. Lembra muito o clima de descontração do Malawi", afirmou o técnico de natação Yori Walesi.

Topo